Título Original: Revival


Autor(a): Stephen King

Editora: Suma de Letras

Páginas: 376

Tempo de Leitura: Duas Semanas

Nota: 








Heeeeey !

Eu sou suspeita para falar do Stephen King a maioria das suas histórias (as que li até hoje, claro) me agradam bastante. Revival foi um presente de amigo secreto e para minha sorte eu amei a leitura (inclusive ganhei dois livros desse e estou vendendo ele, acesse a página do blog para saber mais). King não me decepciona, exceto com Rose Madder, mas fora isso eu sempre amo suas escritas. Então confiram a resenha:

Em uma cidadezinha na Nova Inglaterra, mais de meio século atrás, uma sombra recai sobre um menino que brinca com seus soldadinhos de plástico no quintal. Jamie Morton olha para o alto e vê a figura impressionante do novo pastor. O reverendo Charles Jacobs, junto com a bela esposa e o filho, chegam para reacender a fé local. Homens e meninos, mulheres e garotas, todos ficam encantados pela família perfeita e os sermões contagiantes.
Jamie e o reverendo passam a compartilhar um elo ainda mais forte, baseado em uma obsessão secreta. Até que uma desgraça atinge Jacobs e o faz ser banido da cidade.
Décadas depois, Jamie carrega seus próprios demônios. Integrante de uma banda que vive na estrada, ele leva uma vida nômade no mais puro estilo sexo, drogas e rock and roll, fugindo da própria tragédia familiar. Agora, com trinta e poucos anos, viciado em heroína, perdido, desesperado, Jamie reencontra o antigo pastor. O elo que os unia se transforma em um pacto que assustaria até o diabo, com sérias consequências para os dois, e Jamie percebe que “reviver” pode adquirir vários significados.

Outras Capas:



Revival é o tipo de livro que não causa medo como em It - A Coisa, mas o final do livro é um dos mais assustadores que eu li nos livros do King. O livro tem uma pegada extremamente realista e é exatamente isso que causa medo, a realidade empregada no livro causa arrepios fazendo-nos pensar que o que aconteceu no livro pode acontecer caso a "pessoa" certa aparecer e fazer aquele tipo de pesadelo aparecer na sua vida. King tem esse poder, o poder de deixar o leitor com dúvida do que é real.

Como o próprio King disse, Revival é baseado em Frankenstein, de Mary Shelley. Temos então como personagem principal o cativante Jamie Morton, ele narra o livro desde sua infância e conta exatamente como conheceu o Reverendo Jacobs. Charles Jacobs é um ser assustador, embora ele fale calmamente, seja proativo, tenha um bom coração a calma com que ele fala realmente é de causar arrepios. A vida dos dois é literalmente ligada desde o instante em que o Reverendo Jacobs para no quintal dos Morton e vê Jamie brincando com os soldadinhos dele.

Com aquele ar de ficção científica e terror King nos leva a uma cidadezinha na Nova Inglaterra onde tudo é completamente normal e calmo, embora seja uma cidade pequena onde todos se conhecem não é um lugar incomum. O Reverendo Jacobs assume a congregação, ele, a mulher e o filho (o Chaveirinho) passam a viver na comunidade e muito próximo a família do Jamie.

Um terrível acidente faz o Reverendo Jacobs perder toda a fé que tinha em Deus e dar um terrível sermão dizendo que o céu não existe. A partir daí ele some e praticamente enlouquece, ele tem um paixão descarada pela eletricidade e faz várias experiências envolvendo ela. Ele e Jamie nunca mais se encontraram depois do terrível sermão, anos depois eles voltam a se ver em circunstâncias bem diferentes. Jamie se tornou usuário de drogas e Jacobs passou a fazer "mágica" com eletricidade em circos e festivais.

Jacobs então decide que pode curar Jamie do vício (assim como curou o irmão do Jamie que havia ficaco mudo) usando eletricidade, obviamente ele consegue mas com isso Jamie tem uma experiência assustadora e que não pode explicar. Jacobs e Jamie se desencontram novamente e quando vão se ver de novo Jacobs se tornou um showman, vive em tendas religiosas curando as pessoas com eletricidade mesmo que ele se quer acredite em Deus ou em milagres.

O livro é narrado na primeira pessoa, ou seja, pelo Jamie. Nos sentimos bem próximos a história toda, sentimos na pele os medos e inseguranças dele, vivemos desde sua infância até sua velhice. É um livro muito bem escrito e com um enredo muito bom. Embora não tenha uma das histórias mais diferentes do mundo eu gostei bastante, como eu disse faz nós temermos coisas simples e reais demais.

Ligados pelo destino Jacobs e Jamie acabam se esbarrando muitas e muitas vezes,a eletricidade acaba levando Jacobs a loucura e Jamie se pergunta como ele consegue curar com isso. No final do livro temos uma explicação assustadora sobre como é a vida após a morte e que jamais vamos querer passar por lá.

King utiliza a realidade para nos dizer "Ei, o terror e o medo estão em toda parte. Tome cuidado com o que deseja/pensa" e é exatamente esse o ponto forte do livro, nos fazer pensar que qualquer um pode ser o assustador Reverendo Jacobs. Leiam e se apaixonem pela história !




Deixe um comentário