Título Original: Tintenherz
Autor(a): Cornelia Funke
Editora: Suma de Letras
Páginas: 456
Tempo de Leitura: Duas Semanas
Nota: 










Heeey !

Depois de uma recomendação acalorada de uma amiga que não gostava tanto de ler decidi aceitar o risco e comprar o livro, eu já tinha gostado muito do filme e cheguei a ver umas mil vezes mas mesmo assim ler é sempre diferente em qualquer livro. Por isso confiram a resenha do Coração de Tinta.

Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. Quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado 'Coração de Tinta'. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Outras capas:



Coração de Tinta é o tipo de livro que nos encada de maneira diferente em cada uma das páginas, cada vez que trocamos de capítulo ou de página sabendo que o coração vai acelerar para a aventura que está por vim. O livro tem uma pegada bem infantil mas ao mesmo tempo dá assas a nossa imaginação o torando o um livro de temática adulto. Nas entrelinhas ditas dá para entender o que eles fazem e porque entendemos percebemos que talvez não seja só mais um livro infantil.

A história é sobre a Maggie, ela só tem o seu pai porque sua mãe simplesmente desapareceu. O pai é um livreiro, ele arruma e renova livros. Tudo parece ir bem na vida dos dois até que Dedo Empoeirado, um antigo amigo de Mo, aparece a porta dos dois. Um tal de Capricórnio está atrás deles e quer um livro que Mo tem. Maggie não entende muito bem o que aquilo significa, afinal o pai só conserta livros e nunca leu para a menina.

A partir daquele dia a vida dos dois simplesmente muda, Mo quer deixar Maggie com a tia dela Elianor mas tudo sai do controle quando os homens do Capricórnio vem buscá-lo. Capricórnio quer que Mo coloque seus dons para fora, para ele Mo é um feiticeiro já que ele consegue trazer para fora personagens dos livros que lê.

"Eu odiava chorar, especialmente na frente de outras pessoas. Eu tinha pânico de que me achassem frágil e sentissem pena de mim."

As personagens são inteiras e muito bem construídas. Maggie é uma menina de doze anos cuja curiosidade excede qualquer padrão, Elianor é uma velha gorducha que é apaixonada por livros, é até um pouco maluca. Mo é o Língua Encantada, o mago dos livros e por hora a personagem principal. Dedo Empoeirado é um covarde que foi tirado para fora do Coração de Tinta. Todos eles ficam em perfeita harmonia quando o lemos juntos. Eles tornam a aventura emocionante.

Embora tenha aquela pegada infantil, que já citei antes, é o que torna o livro perfeito. É aventura atrás de aventura, embora tenha bastante páginas não é uma leitura cansativa, os fatos ocorrem um atrás do outro e as aventuras não acabam nunca. Em cada um dos curtos capítulos vemos como a Cornelia Funke não perdeu tempo ou enrolou em nenhum dos seus capítulos.

"Exite algo mais belo neste mundo do que as letras? Sinais mágicos,vozes dos mortos,peças de mundos maravilhosos,melhores do que este.Elas consolam e espantam a solidão.São guardiãs de segredos,arautos da verdade."

É uma leitura rápida porque é impossível começar  e não terminar. A história contará com outras personagens importantes como o escritor do livro, os capangas do Capricórnio e um garoto tirado do livro As Mil e Uma Noites. Além de todo o mistério por trás da história da mãe da Maggie que vamos descobrir o que realmente aconteceu com ela. Eu já sabia o que era porque vi o filme mas para quem não viu sem spoiler.

O livro é incrível e eu não vejo a hora de ler a continuação, saber o que aconteceu com eles depois dos últimos acontecimentos. A Cornelia trata palavras em algo tão singular, fala dos livros com tanto amor que faz Coração de Tinta ser um livro especial para leitores viciados porque nós entendemos cada uma das palavras de amor que ela escreveu para eles.

Próximo Livro:

2 Comentários

  1. Adorei a resenha. E esse é um livro que está na minha lista de leitura a séculos. Tenho que dar um jeito de começar a ler logo ^^

    Abraço

    www.vagandoedivagando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ! Leeeia, ele é incrível não perca mais tempo <3

      Bjoos Miih <3

      Excluir