Título Original: We Were Liars
Páginas: 272
Autor: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Nota: 








Heey !

Despretensiosamente acabei pegando o ebook de Mentirosos para ler. Estou tentando ler (e gostar) de Guerra dos Tronos e no meio do caminho decidi ler algo mais curto, peguei o livro para ler e quando me dei conta eu já havia terminado. É uma história incrível demais, preciso compartilhar isso com vocês.

Mentirosos - Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Outras capas:

Quando terminei esse livro não imaginei que fosse gostar tanto. É uma história incrível e única, simplesmente nunca li nada como isso (embora eu diga isso em algumas resenhas). Entendo agora porque houve burburinho lá fora e aqui, quando foi lançado, é um livro magnifico. Os spoilers podem ser fatais e o mais gostoso de ler é não saber o final (eu não sabia) e por isso não terá spoilers nessa resenha.

Cadence ou Cady pertence a magnifica família Sinclair. Eles são uma família que praticamente vivem de aparência, são incrivelmente ricos mas quase não são uma família de verdade. O dinheiro é sempre o mais importante. Tudo isso simplesmente "some" quando a família se reúne em uma ilha particular. 

O lugar é um refúgio que parece mágico. Cady passa os verões com seus primos Johnny, Mirren e Gat. Cat não é seu primo, seu tio se casou com uma das Sinclair. Eles, os Sinclair, são loiros, fortes e bonitos e Cate é indiano, logo não se encaixa nesse padrão. Mas, ele e Cady se amam e é um amor arrebatador.

"Era amor, e me atingiu com tanta força que me inclinei junto á porta de tela ainda entre nós para me manter de pé. Queri tocar nele como se fosse um coletinho, um gatinho, algo tão especial e macio que seria difícil manter os dedos longe. O universo era bom porque ele existia. E eu amava o rasgo no seu jeans e a sujeira nos seus pés descalços e a ferida em seu cotovelo e a cicatriz que atravessava uma sobrancelha. Gat meu Gat."

Cady não tem uma vida muito feliz. Seu pai foi embora e com isso a mãe adquiriu um vício de apenas comprar coisas, porque com os Sinclair é assim. Você é forte o suficiente, nunca precisa de ninguém e pode superar. Qualquer coisa ruim que acontece com eles, eles simplesmente não falam. 

Mas na ilha tudo ainda é maravilhoso. Tudo permanece assim até o verão dos 15 (que tem esse nome pelo fato de todos terem idades próximas) onde um terrível acidente aconteceu. O único problema é que Cady não se lembra, ela não faz ideia do que houve no verão dos 15.

Depois do acidente ela fica dois anos sem ver Cat e seus amados primos. Ela viajou pela Europa com o pai, mas agora Cady tem fortes dores da cabeça, depressão e a terrível perda de memória. Ela manda mensagens para seus primos e ninguém responde, todos parecem simplesmente ignorá-la.

Sua mãe decide que pode ser bom voltar a ilha, então dois anos depois lá está Cady. E foi como se ela nunca tivesse saído. Seus primos a amam, Gat a ama e tudo é como ela sempre sonhou que fosse. Mas, ninguém fala sobre o acidente, eles foram proibidos. E tudo que ela sabe é que adoraria não ter perdido a memória.

"- Não grite com ela, Johnny - diz Mirren.- Desculpe - diz Johnny - Você pode, por favorzinho com açúcar mascavo e canela, formar uma porra de uma palavra no Scrabble?"

Cady nota que seus primos fazem coisas sem ela e escondem coisas dela, nota que eles não são mais os mesmo. Então ela começa a descobrir o que aconteceu no verão dos 15 e seu coração (e de quem está lendo) simplesmente se parte ao meio. Ninguém nunca irá imaginar o que está acontecendo no livro, é realmente uma surpresa.

As personagens criadas pela E. Lockhart são incríveis, elas parecem ter alma, ter sentimento, parecem existir de verdade. É um livro não só escrito por motivos banais, seja lá quais tenham sido os dela, foi escrito com o coração. De certo modo podemos refletir sobre ele.

Confesso que chorei no final do livro, depois que juntei a peça de todos os acontecimentos. Foi incrível a maneira como ela deu o desfecho a tudo (pelo Anjo, queria muito contar a vocês *u*), pensei em como alguns erros podem causar grandes catástrofes e algumas coisas (a maioria delas) não pode ser revertida. E Cady lidará com a terrível culpa.

"A vida parece bela nesse dia.Nós quatro, os Mentirosos, sempre fomos.Sempre seremos.Independentemente do que acontecer quando formos a faculdade, ficarmos mais velhos, construirmos nossas vidas; independentemente de eu e Gat estarmos ou não juntos. Independentemente de onde estivermos, sempre podemos nos reunir no telhado de Cuddledown e olhar para o mar.Essa ilha  é nossa. Aqui, de certo modo, somos jovens para sempre."

Não consigo parar de pensar na história e de como ela me tocou, fiquei pensando nas pessoas que são importantes e em erros que podem mudar tudo. O divertido grupo chamado Mentiroso sentiram isso na pele, viram que erros não podem ser mudados. Mas que a vida continua e a perda faz pare.

É um livro incrível, leiam e se apaixonem.



4 Comentários

  1. Olá Miih Tudo bem?

    Fiquei interessado em saber como uma família em decadência financeira lida com esses problemas e vivem como personagens. De fato temos muito disso, aliás, sempre tivemos. Viver de aparências. Está na minha lista de leituras.

    Abraços,

    Wilson Brancaglioni
    http://www.estantedowilson.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bem sim, obrigada ! Esse livro é realmente muito bom, ele nos mostra tantos temas que nos deparamos no dia-a-dia super recomendo que leia ><

      Bjoos Mih <3

      Excluir
  2. Oiii Miih tudo bem?

    Eu li esse livro a algum tempo atras, devorei ele em 1 dia e meio e fiquei surpresa com o final, me deu vontade de jogar pela janela, e no momento eu me arrependi de ter comprado. Mas depois analisando bem percebi que nem toda história deve terminar da forma como nós queremos, as vezes temos que aceitar. E não sei você, mas quando li o livro imaginei os meus amigos no lugar.... O livro é maravilhoso, e sempre penso nele quando lembro dos meus amigos.... Eu queria falar sobre ele no meu blog, mas sempre tem aquela lágrima descendo quando vou ler haha...Li a sua resenha e novamente me deu vontade de chorar haha a história realmente mexeu comigo. Linda a sua resenha, e espero que quem ler ou leu tenha o mesmo sentimento..... Meu blog: http://www.lunaondeesta.com.br/ e se tiver interesse curta a página no face: Facebook/lunaondeesta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Luana bem e você? Eu pelo contrário amei o final, gosto de todo um pouco mais fantasmagórico e macabro, então me apaixonei de braços abertos pelo livro. Nunca imaginei meus amigos kkk ,mas agora que falou fiquei pensando nisso. Obrigado ! Fico bem feliz que tenha gostado. Esse livro é fantástico demais, leria ele mil vezes kkkk.

      Bjooos Miih <3

      Excluir