Pelo Ralo






Título Original: Pelo Ralo - Poesias Que Se Foram
Editora: Scortecci
Página: 50
Gênero: Poesia
Nota: 




Heeey  

Esse livro chegou até mim pelas mãos do próprio autor, embora eu não seja fã ou leitura assídua de poesia decidi resenhar mais esse livro. Poesia é um gênero difícil de se resenhar porque o leitor tem que sentir o que de fato está escrito, além do mais não se trata de uma história corrida com começo, meio e fim. Por isso essa resenha foi complicado de fazer.

Um livro de poemas, de histórias escondidas em seus versos, um livro de amor entre a escrita e a leitura, o autor e leitor, a vida e a alegria. Em tom jocoso, Ítalo Anderson convida-nos a um passeio por nós mesmos, para explorarmos nossos amores antigos e recentes, viagens, dúvidas, receios, o vir-a-ser. Metalinguisticamente, propõe a palavra à palavra, jogando, brincando, questionando, refletindo, atualizando conceitos. Jovem, de espírito livre e centrado, o autor repassa seu universo literário, artístico, como um espelho, a refletir o que pensa e sente. Tudo isso provoca no leitor sorrisos, vontade de ir e vir, ficar, amar e estar solitário. Dá uma coisa de ir com o livro Pelo Ralo passear por aí, caminhar numa bela tarde, curtir boa companhia e, sobretudo, boa leitura.

Para ser um escritor de poema acredito que a pessoa precise de mais do que a simples vontade de escrever, não que os outros não precisem, mas o poeta precisa ter em si um sentimento aberto e a facilidade de rimá-los sem parecer infantil. 

O Itálo Anderson sem dúvida é uma dessas pessoas que sentem as palavras e os sentimentos, fazer uma resenha de um livro que apenas lendo faz sentido para o leitor é difícil, eu poderia passar o dia falando de como as poesias dele são incríveis, mas ainda assim não fazia sentido para você que lê essa resenha.

As poesias, algumas delas, tem um ar pesado, paradoxal, complexas mas de algum sentido esquisito ela faz totalmente sentido ao sentido para o leitor. Pode até parecer inicialmente que as palavras mais "foras do cotidiano" presentes na poesia façam com que ela perca o sentido para quem (assim como eu) está acostumado com os maravilhosos YA e as espetaculares fantasias, mas o Itálo escreve com tanta fluidez que é como ler um pouco de você em cada poesia.

Já que em ti confiote digo um segredoHá uma linha que divide meu caminhode um lado, meus sonhosdo outro, meu medo.

É engaçado ler o que o Itálo escreve por que parece que somos velhos conhecidos, que todos os meus problemas e sentimento são do conhecimento dele. De um jeito que só um bom poeta poderia escrever, suas poesias transcrevem de forma verdadeira o sentimento, não só os sentimentos bobinhos mas até mesmo os mais complexos.

Poesias e poemas continuam não sendo meu gênero favorito, não leria qualquer livro sobre o gênero mas leria sem dúvida sobre as coisas que o Itálo escreve.

Só uma taçasó uma camasabe o que me seduzpra que tanto drama?
Você me amarrae me joga na camavocê me apalpae me joga na lama.

Leiam e se apaixonem por esse livro.

2 Comentários

  1. Adorei sua resenha, como tu própria mencionaste, esse gênero é bem mais difícil de redigir uma resenha do que os demais, talvez por terem bastante conteúdo lírico e não uma simples história que é vista da mesma forma que todos... Amo poesia e gostaria de ler esse livro se tivesse a oportunidade :D

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi bem difícil. Eu não sou muito fã de poesia, mas admiro quem consegue escrever porque é um gênero difícil de todo jeito.

      Bjoos Miih !

      Excluir