Título Original: The Retribution Of Mara Dyer
Autor(a): Michelle Hodkin
Editora: Galera Record
Páginas: 375
Tempo de Leitura: Dois Dias
Nota:  






Bom Dia !

Esse livro me causou grande temor ao tê-lo em mãos, por dois motivos (1) Eu AMO A MARA DYER (2) eu li resenhas gringas e TODAS diziam que o livro era o pior da trilogia. Então li com o coração na mão, maaaas tenho que dizer que eu não achei nada disso na verdade é um dos melhores livros e eu achei (que era uma das reclamações) que todas as perguntas foram respondidas. Mas como tem gente mais exigente, que eu no fundo não entendo qual a graça de ser leitor e ser tão chato e exigente, o delicioso é ler livros ruins e vim aqui falar deles para vocês. Mas esse NÃO é o caso da Mara Dyer. Confiram:

A série mescla paranormalidade, conspiração e romance para contar a história de uma adolescente com poderes especiais. Elogiada pelas autoras das séries Divergente e Instrumentos Mortais, Michelle Hodkin cria aqui uma trama surpreendente, onde nada é o que parece. Depois de descobrir que consegue matar apenas com o pensamento, assim como seu namorado é capaz de curar com a mesma facilidade, Mara Dyer é capturada por uma inescrupulosa médica, que a faz passar por uma série de testes e experimentos. Mas Mara não está sozinha. Outros jovens com poderes igualmente extraordinários são usados como cobaia. Com a ajuda deles, e de um velho inimigo, ela consegue fugir e parte em busca de vingança.

Outra capa:


CUIDADO ! PODE CONTER SPOILER DE 
A DESCONSTRUÇÃO DE MARA DYER & A EVOLUÇÃO DE MARA DYER

O que mais admiro na Michelle Hodkin é que ela conseguiu segurar o climax da história sem perder o ritmo nos três livros. Em A Vingança de Mara Dyer temos o mesmo clima sombrio e misterioso de A Desconstrução de Mara Dyer  e  A Evolução de Mara Dyer. As perguntas que nos assombraram por dois livros ganham repostas, não achei que ficou vagando nada e nem que daria um quarto livro. Na minha linda opinião, Michelle soube finalizar com tanta graça quanto começou a história.

Mara Dyer está mais insana do que nunca nesse livro. Depois de ser presa com Jamie, Noah e Stella no Horizontes (uma clinica de malucos) descobrimos que o hospital não tem nada de hospital, mas como não vou dar spoiler DESSE LIVRO, não direi exatamente o que eles fazem naquele lugar. Mas é um lugar horrível e com um pouco de medicação eles construirão uma Mara Dyer fria e que não tem muito sentimentos.

" Todo mundo tem um pouco de louco. Só que algumas pessoas escondem melhor que outras."

Noah ainda continua morto, o que para acalmar o coração de vocês tenho que dizer SPOILER que ele não está. Mas é uma dor no coração porque passaremos o livro inteiro compartilhando do sentimento de quase luto da Mara. Tenho que dizer que me surpreendi com a Mara nesse livro, ela estava mais forte, determinada e louca. O poder de matar com o pensamento ainda estava ali presente e insistente, ela passa a fazer isso sem pensar no que isso irá seguir.

Mara passa o livro inteiro em busca de respostas e as tem. O livro tem uma pegada cientista maluco que eu gostei bastante. Michelle desmistifica um pouco o sobrenatural  do livro, porque nada fi por acaso. Nem mesmo o acidente no sanatório que matou Rachel e Claire foi consciência. Mesmo assim ela ainda deixa aquele ar misterioso por todo livro.

" Meu corpo parecia mais pertencer a mim. Ás fazes fazia coisas que não queria fazer, dizia coisas que não queria dizer. Ás vezes sentia vontade de chorar sem motivo, ou surtava com as pessoas de quem mais gostava por muito ou nada. Tinha passado tanto tempo preocupada que pudesse estar perdendo a cabeça, mas agora sentia que estava perdendo meu corpo. Sentia-me uma estranha."

Ainda narrado por Mara na primeira pessoa sentimos tudo o que ela sente. Temos a narração de Noah mais para o final e a de sua avó. As narrações da sua avó foi bem sombria, era de causar arrepios se pensássemos no presente. A avó dela tinha sido exatamente como ela, e o irmão pode se tornar como ela. Eu adorei essas voltas no tempo para entender o presente.

Daniel, irmão da Mara, estava mais presente nesse livro. Mara me arrepiou. Jamie era sempre engraçado e Stella muito importante na história e era um pouco sombria. Cada um deles tinha um poder, Jamie podia comandar a mante, Stella lia pensamentos, Noah pode curar e Mara destruir. Vamos entender que eles realmente não podem ficar juntos, porque Ela vai amar ele até a ruína. Essa frase faz muito sentido.

"- Acho que Stella está um pouco assustada contigo - disse ele, enquanto eu vestia o pijama no banheiro. -E você não está? - gritei.-Assustado com você? Você tem a alma de um filhotinho."

O final me surpreendeu, embora eu tenha achado um pouco fraco senti que foi como um X-Men. Eles querem de um jeito implícito encontrar mais pessoas como eles. Mas achei legal, porque o que mais me surpreende em livros assim são como os finais são diferentes e não iguais aos de milhares de livros por aí.

Senti falta das sacanagens do Noah e da Mara, de certo modo o Jamie meio que o substitui nesse sentido. Eles buscam uma cura, mas não se pode curar o tipo de defeito no DNA que eles tem. O livro tem a pegada científica e sobrenatural, isso não se vê em toda história. Mara Dyer começou diferente e terminou diferente.

" [...] Ela não pode evitar o que faz com você. É a sua fraqueza assim como você é a dela."

Incrível e mesmo com as críticas um tanto negativas, eu amei a leitura!




Deixe um comentário