Título Original: Shadow and Bone
Autor(a): Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Páginas: 287
Tempo de Leitura: Uma Semana
Nota: 








Heey !

Minha história com esse livro começou como tantas outras: No instagram. Perguntei em um post da própria editora sobre o que se tratava o livro e me apaixonei, logo procurei para comprá-lo. E fiquei rosa porque amei e se quer pensei em já comprar a continuação. É um livro maravilhoso. Confiram:


Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Outras Capas:




Primeiro antes de tudo, quero parabenizar a Editora Gutenberg pelo trabalho maravilhoso feito nesse livro, se fosse de capa dura eu diria que estava muito igual as edições Hardback nos EUA. As folhas são grosas, os mapas são lindos, o livro foi mesmo feito com qualidade. Então meus parabéns, dificilmente vejo um livro feito e diagramado de maneira tão bonita. Valeu seus lindos!

Esse livro me decepcionou mas esperem foi uma decepção boa porque foi uma surpresa, eu me apaixonei por um personagem e acabei descobrindo que ele era do mal, mas tipo do mal mesmo. Mas sabem? Continuo amando mais ele do que o principal, falo mesmo! Ele é darkdivoso *u*

Alina (amei esse nome gente) é nossa personagem principal, ela é órfã e viveu a vida inteira com seu melhor amigo Maly. Eles então vão para o exército, porque a guerra está em todas as partes. Maly nunca deu a mínima para  Alina mesmo ela sempre tendo gostado muito dele, bem minhas diferenças com o Maly começam aí, um dos motivos para eu não gostar muito dele.

A Dobra da Sombras é um lugar onde existem os volcras, animais como pássaros gigantes que matam humanos, e Alina se vê tendo que atravessar essa dobra só que ela e sua escolta são atacados, Maly é atacado então ela se descobre uma Grisha. Sua vida gira completamente de cabeça para baixo.

"Sempre supus que os camponeses famintos e soldados mal supridos de Ravka eram o resultado da Dobra das Sombras. Mas enquanto caminhávamos ao lado de uma árvore de jade embelezada com folhas de diamantes, não tive mais tanta certeza."

Os Grishas tem poderes, eles são divididos em: Corporalki que pertencem a ordem dos mortos vivos, eles são Sangradores e Curandeiros. Eherealki esses são conjuradores, dividem-se entre Aeros, Infernais e Hidros. E por último os Materialki eles são a ordem dos fabricadores e tem os Durastes e os Alquimistas.

Falando assim não faz sentido mas na hora de ler sim, é incrível esse mundo que a Leigh Bardugo criou (lembrando que ela vem para o Brasil na Bienal do Rio de Janeiro), toda a magia e escuridão envolvia em um único livro é fantástico mesmo. Uma fantasia que vale muito apena ser lida.

Alina é descoberta pelo Darkling, ele é um ser extremamente poderoso (e sedutor) que tem um poder supremo, ele um Grisha mas é um ampliador e acaba descobrindo que Alina é a esperança para destruir a Dobra das Sombras pelo simples fato de ela ser uma Conjuradora do Sol.  A luz dela destruíra as sombras.


"- Não há nada de errado em ser uma cartógrafa.- É claro que não. E também não há nada de errado em ser um lagarto. A menos que você tenha nascido para ser um falcão."

Ela vai para o palácio então, treinar, aprender como ser uma Grisha, aprender como controlar os dons. Alina não faz ideia do quão poderosa é. Ela acaba tendo uma quedinha pelo Darkling e eu ainda não me conformo com o que ele fez, ainda o amo e sou do Team Fora Maly. 

A narrativa é na primeira pessoa, ou seja, é narrada pela própria Alina então sentimos todos seus questionamentos, sentimentos e amores na pele. Gostei dela como personagem principal, ela é infantil as vezes mas condiz com tudo que está passando, é forte e determinada e esse aspecto sempre me conquista em uma mocinha.

O livro me tirou o fôlego tinha momentos em que eu parava de ler e pensava "SOCORRO PARA QUE EU QUERO DESCER, ISSO TÁ BOM DEMAIS" só lendo para entender como esse mundo é perfeito, quero tanto ler os outros livros. É impossível não se apaixonar pelos Grisha, pelo Darkling, até pelo Maly (tudo bem, Maly você venceu eu tenho uma quedinha por você, fofo). 

Sem falar na esnobe Genya que é uma boa amiga e tem um poder incrível em mãos. Ela é tantos outros personagens que compõe o livro são muito harmoniosos entre si, a autora não jogou personagens no livro ela pensou cuidadosamente ao integrá-los a história inteira. Mesmo os Grisha, já que Alina é maior que todos eles, ela é diferente, mesmo assim eles complementam a história.

"O problema de querer algo é que isso nos deixa fracos."

Se você nunca ouviu falar desse livro simplesmente corra LEIAM ESSE LIVRO! Ele é fantástico, incrível, maravilhoso, mágico. Quero ler Sol e Tormenta que é a continuação. Espero não ter deixado passar nada na resenha e nem ter dito demais, claro. Porque eu amei esse livro e resenhas de livros que eu amo são um problema.

Só leiam e se deixem apaixonar por essa história incrível!


Próximo Livro:




Deixe um comentário