Título Original: Fazendo Meu Filme
Páginas: 308
Autor(a): Paula Pimenta
Editora: Gutenberg 
Nota: 








Heey !

Depois de receber uma indicação ótima de duas pessoas sobre esse livro decidi arriscar, não é o meu gênero favorito e eu nunca tinha lido nada da Paula Pimenta, mas simplesmente me apaixonei. É um livro incrível, Confiram:

Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.

“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Outras capas:



É engraçado minha história com livros brasileiros, nunca desmereci nenhum deles (afinal, sou escritora e obviamente brasileira) e sempre os li, mas confesso que sempre tinha um terrível preconceito justamente contra a adorável Paula Pimenta, vi ela de longe na Bienal do ano passado e pensei " Tá, o que ela escreve de tão bom?" graças a uma amiga e a minha irmã eu descobri o que ela escreve de bom e me apaixonei.

Comecei o livro e no início foi bem difícil me concentrar na história, mas de uma hora para a outra percebi que eu estava lendo a quase meia hora e já estava no capítulo seis, esse livro é tão maravilhoso que você perde a hora lendo e lê muito dele sem notar. Foi até engraçado no começo porque ele se passa em BH e eu tão acostumada com livros gringos tive dificuldade de assimilar os nomes e o lugar.

Fani é a personagem mais engraçada (e com nome mais esquisito) que li nos últimos tempos, dei muita risada com várias situações vividas por ela, ela também é muuuuito chorona mas não entra de modo algum para o "team mimimi". Ela tem uma vida aparentemente  normal, tem dois irmãos, pais amáveis, amigos, melhores amigos e ama cinema.

"Se o amor da minha vida estivesse em um bar desses, com certeza ele não seria o amor da minha vida"

Não, ela não gosta ela AMA, Fani tem vários DVD's na casa dela e não os empresta, é mais o menos a relação que todo leitor tem com seus livros, ela vai sempre no cinema para ver o que quer que esteja passando. Fani não é antissocial e até curte sair de casa, todavia sempre prefere ver filmes. Achei esse hobbie demais, porque nunca tinha lido nenhum livro em que a personagem tinha fixação por filmes.

Ao início de cada capítulo tem um "quote" de algum filme como; Sociedade dos Poetas Mortos (a propósito esse filme é bom demais, assistam), Cinderela, Diário da Princesa entre tantos outros. É muito legal, as vezes as frases usadas por ela (nos filmes) são tão boas e marcantes que escutamos as próprias personagens falando.

Fani tem duas melhores amigas, gostei muito delas ao longo da leitura, mas o verdadeiro trabalho aqui é que ela tem um melhor amigo chamado Leo. Aí você já deve estar pensando "Ai, pelo anjo, é outro livro sobre o melhor amigo que ama a melhor amiga e ela nem desconfia", bem de certo modo é sim. Mas o livro é mais que amor.


“Ele gosta de você, mas nunca teve coragem de se declarar porque ele achava que você não gostava dele do mesmo jeito e, entre não ter nada e ter apenas sua amizade, ele preferia ficar com a amizade…”

Fani nem desconfia que o Leo gosta dela e quando ela percebe ele começa a namorar com a garota mais insuportável da escola. Óbvio que ela fica triste e tenta superar, vendo o que obviamente perdeu. Nesse meio tempo ela acaba passando em primeiro lugar na seleção de uma agência de intercâmbio, ou seja, Fani está de malas prontas para cursar o último ano do ensino médio na Inglaterra.

Acho que e o livro fala sobre amor sim, é clichê sim, mas é mais que isso. Paula Pimenta fala sobre crescer, ir para longe dos pais, prestar atenção nos detalhes da vida, aproveitar a oportunidade, valorizar os amigos e principalmente ver que cada detalhe da vida pode fazer parte do seu futuro e da sua felicidade. E que a vida é a coisa mais engraçada do mundo. Não sei se quem leu pensou nessas coisas, mas eu pensei ao ler.

Todo mundo tem certo medo de crescer a  Fani tem esse medo também, por trás da sonhadora e futura cineastra existe apenas uma garota sem coragem o suficiente. Eu gostei mesmo desse livro, muito mesmo. Fiquei por horas, e ainda estou, pensando nele e em como eu gostaria de continuar a lê-lo, ler todos os livros da coleção.


"Eu sorri pra ele no meio das lágrimas, ele sorriu de volta, e eu percebi que ele estava certo. Aquilo era só o trailer. Agora era que o filme realmente iria iniciar"

Se fazermos da nossa vida um filme acho que não seremos frustrados (coisa que sempre digo quando vejo um filme romântico), a vida é um filme se nós quisermos ou não, a única diferença e que tem mais realidade que os filmes. Eu estou apaixonada, de verdade. Nunca pensei que fosse gostar tanto de um livro que cheguei a desprezar, isso que dá falar mal antes de ler.

A narrativa é na primeira pessoa, completamente narrada pela Fani, parece que estamos lendo as anotações de um diário e isso é bem legal. É uma narração leve e sem frescura, feita para quem está mesmo querendo se divertir lendo.

É um livro incrível e vale muito seu tempo. Quem aí já leu? Alguém?


Deixe um comentário