Título Original:  Graduation Day


Páginas: 318



Autor: Joelle Charbonneau


Editora: Única 


Gênero: Distopia


Nota: 






Heey !

Finalmente terminei a trilogia "O Teste" , tenho que dizer que não joguei dinheiro fora comprando-a. Confiram:

A Formatura - O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas.
Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso.
Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.
A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!

Outras Capas:

O final foi incomum comprando-o com quais quer outra distopia que eu tenha lido, teve mais sangue e mortes do que imaginei. As mortes que tiveram nesse livro realmente pesaram e acabaram comigo, personagens que eu gostava muito e que acabaram morrendo diante dessa rebelião por algo melhor.

Cia ainda está com a responsabilidade de mudar o mundo, com a morte de alguns dos seus aliados ela tem que encontrar novas pessoas para se aliar. Tomas ainda é seu aliado e seu amor, o relacionamento deles anda por um fio, a rebelião que está para começar está começando a corroer com tudo.

Nesse livro só tenho uma dica a dar para quem vai começar a lê-lo, não confie em ninguém. O livro dá várias revira voltas, uma hora o culpado é o mocinho e noutra hora o mocinho é o culpado. Fiquei confusa sobre em quem confiar, mas no fundo o julgamento da Cia é o que a levará para a reta final.

Me apaixonei por diversas personagens e mudei minha percepção de algumas. Como eu disse é mesmo uma confusão perante ao caráter e integridade delas. Em certos momentos quis jogar o livro na parede, e perguntar que diabos estavam acontecendo com aquelas insanas personagens.

O Teste não é apenas um processo cruel de avaliação, são etapas que fazem seus testados (que trocadilho péssimo) mostraram o pior de si para terem um futuro. E por cima ainda descobrimos que os que não conseguem passar para a faculdade são levados para uma nova colônia, onde são feitos testes em humanos (sim, testes que podem desfigurá-los).

Além dos que eram mortos temos o que sofriam com os testes, Cia ao descobrir isso entende que é ainda pior do que ela pensava. As coisas são piores, não são apenas o que as pessoas sabem, o que elas se limitam a saber.

Não tenho muito a dizer, não quero dar spoiler sobre nada. As coisas ficaram ainda mais tensas nesse livro, só achei que em determinadas partes, em que Cia explica o passado, fica cansativo demais. Volto a dizer, tem mais narrações do que falas, isso é muito cansativo as vezes.

O final foi atípico, terminou com certa calmaria. As coisas aos poucos vão se modificando, mas apenas o sistema do teste foi tirado o resto permaneceu o resto, ou seja, todos os problemas que já existiram ali continuaram. Cia tem a missão de mudá-los, missão quase impossível devo dizer, mas é a missão dela.

Recomendo a trilogia para quem gosta de distopias, embora tenha sido uma das mais fracas que li ultimamente (nem preciso lembrá-los que Red Queen é a melhor distopia do ano), é uma história boa mas não é a melhor.


2 Comentários

  1. Eu tenho que dizer que distopias não muito me agradam, mas essa trilogia parece tão legal, penso seriamente em ler algum dia!
    Gostei muito da sua resenha e do blog também, já estou seguindo! :D

    Se quiser conhecer o meu blog também é só dar uma passadinha no
    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, mesmo? Nossa, eu amo distopias e todo o tipo. Se vai começar por uma essa pode ser bem legal, ou outras como Divergente, A 5º Onda. Obrigado pela visita !

      Bjoos Miih <3

      Excluir