Título Original:  Distopia

Páginas: 237

Autor: Kate Willians

Editora: Literata - Editora Arwen

Nota: 








Heeey !

A Autora Kate Willians é nossa parceira, por isso tive o prazer de ler seu livro ainda no bruto, até mesmo sem correção da editora. Tenho que admitir que gostei bastante, embora nem todos os pontos me agradem. O livro será lançado pela Literata um selo da Editora Arwen (que é parceira do blog também). Confiram:

Novos padrões de convivência foram restabelecidos após a Grande Guerra ter devastado o planeta. Os países, estados e cidades foram quase que inteiramente dizimados. Os sobreviventes encontraram um novo meio de restaurar sua sociedade; dividir as pessoas com base na sua classe social. Os Governados e os Governantes. Num mundo onde o poderio militar dita as regras, será necessário muito mais do que um exército para impedir que os dois mundos eclodam. Thiago é soldado por obrigação e Governado por nascença. Laura é filha do Coronel, uma Governante. O que eles esperavam, é que viveriam um amor capaz de transcender o Regimento. A pergunta que fica é, você iria contra a sua família e a sua origem, para viver um grande amor?
Confiram:

Primeiramente aceitei ler esse livro porque amo distopias, e por incrível que pareça nunca tinha lido uma distopia brasileira (nem sei se existe, se vocês conhecem alguma deixem o nome nos comentários fofuxos). E também porque me senti honrada em ter sido escolhida para resenhar um livro que nem estava na sua prova final ainda.

Por esse motivo não vou falar na diagramação e nem nos erros (os poucos que tem) é injusto dado ao fato de que ainda nem está na sua revisão final. Mas espero passar tudo que eu conseguir, meus comentários desse livros diferem-se em determinados momentos. Em alguns o livro é perfeito e em outros pensei que a personagem principal tinha estragado tudo.

O livro tem foco no Thiago e na Laura, narrado na terceira pessoa temos a vivência deles em uma comunidade totalmente desigual. As pessoas são obrigadas a viver no Regimento, onde aos sete anos as crianças tem que ir para o campo de guerra. Existe um muro que separa uma vida confortável e onde mora os Governantes e o outro lado que mora os Governados em condições decadentes.

"– Então, a lição que se tira disso, é que não tem muito o que possamos fazer. Não podemos interferir no destino de outras pessoas. Se tem que acontecer, vai acontecer. Nós só podemos adiar, e isso não dura para sempre. "

Thiago é um soldado e a Laura é filha do Coronel do Norte. Mas tenho que dizer, não posso guardar isso para mim, por Deus eu odiei a Laura. Ela é chata, mandona, mimada, impaciente e mesmo que ela cresça durante o livro não consegui sentir nada por ela, em vários momentos tive vontade de jogar o tablet na parede porque ela simplesmente era de muito mimimi.

Thiago por outro lado é o espelho do futuro, ele é idealizador e sabe bem o que quer. Não falarei muito dos outros personagens, a pedido da autora, afinal acho que vocês merecem ler. Kate Willians (gente, amei esse nome *u*) é uma assassina e é isso que eu queria dar um beijo nela e parabenizá-la ela realmente sabe escrever uma distopia.

A autora mata sem dó alguma e isso faz muito parte do gênero, ela teve pulso firme para escrever. Magoada porque ela matou meu personagem favorito (magoada para sempre u-u), achei incrível que o livro tivesse tudo que uma distopia precisa, é fantástico demais. Tem luta, sangue, arma, exército, guerra.


"– Eu vou mostrar a você que ser mulher nunca foi e nunca será sinônimo de fraqueza."

Uma das partes em que mais gostei é quando os soldados passam por uma "prova final" e a mesma é transmitida para a comunidade inteira. Eu fiquei tipo "Meu Deus, é muita maldade. Coitadinho do Thi aquela coisinha graciosa do meu coraçãozinho". Tirando a Laura (desculpa Kate, mas não se preocupe o Thi é divo) o livro é P-E-R-F-E-I-T-O.

Todavia algumas cenas passavam rápido demais, não tinha aquele #MedinhoNoCoração porque não tinha aquele climax. Aquela parte que fazia a gente suspirar e parar de respirar. Faltou ter mais partes do Governados sofrendo, não só os soltados, as pessoas que vivem. Deveria ter falado mais desses dois lados, dessas diferentes senti falta disso.

 A mãe da Laura também  era insuportável, acho que essa relação ficou um pouco forçada. O fato de a personagem ter sido criada para ser mãe ficou muito estereotipada, me incomodou bastante que toda vez que ela falava parecia algo como " querida, princesa, filha", isso tornou-a forçado. As personagens não fluíam normalmente.

As partes em que o livro voltava no passado me deixaram um pouco confusa e as vezes essas partes não eram tão necessárias para o desenrolar da história.  Quase me esqueço, a ditadura não é só em um lugar, é praticamente no mundo todo. Existem os  Coronéis do Norte, Sul, Oeste e todos os outros. É algo a nível mundial.

Mas tirando esses fatos a leitura voa, é bem fácil de ler o livro e se sentir imerso no livro. O livro será lançado entre Julho e Junho desse ano. Então vocês logo poderão ler esse livro incrível e se apaixonar pela história. Até !


4 Comentários

  1. Ai meu Deus que resenha maravilhosa, estou simplesmente, simplesmente... Ai to apaixonada! Você é uma blogueira incrível, obrigada de verdade! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e seu livro que são maravilhosos <3 Aih mds ! Obrigado ! Disponha sempre ><

      Bjoos Miih <3

      Excluir
  2. Oie Miih! :D
    Primeira vez no seu blog e gostaria de primeiro dizer que adorei o teu espaço!!! <3 Ele é lindooo menina!
    Agora em relação ao post: Eu também sou parcerira da Kate, mas não vou ler o e-book então imagina a minha curiosidade para saber mais sobre o livro! O.O Enormeeeeeee...
    A sua resenha matou um pouquinho da minha curiosidade, porquê o resto só depois que eu ler! Eu tenho que ler, estou bastante animada! haha :D
    Uma distopia brasileira que te recomendo é Sombras do Medo da Camila Pelegrini! <3

    Gostaria de te avisar que irei divulgar a sua resenha na fanpage do meu blog para os meus leitores também! ;) Tudo com os devidos créditos, irei marcar a fanpage do seu blog!
    Beijos e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Ola!
    Gosto muito deste tipo de livros e esse parece interesante. Tenho a vontade de le-lo en canto puder.
    Adorei a sua resenha.
    Boas leituras! :-)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir