Título Original:  The 5th Wave


Páginas: 367



Autor: Rick Yancey


Editora: Fundamento


Tempo de leitura:  Três Dias


Nota:   5/5 





Pessoinhas *u*

Esse livro foi troca pelo Skoob, fiquei muito animada quando ele chegou. E a leitura foi de tirar o fôlego. confiram essa resenha e morram comigo:

Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

Outras capas:

16101128




Demorei um tempo até tirar Legend das raspas do meu cérebro. Começar de cabeça essa leitura foi inicialmente monótona, não tinha nada a ver com a história e sim com o fato de eu estar com outro livro na cabeça. Então mergulhei na leitura. Decidi adotar Cassie, não de Cassandra, mas sim de Cassiopeia. O livro é incrível, não consegui parar de ler por dois dias seguidos, mal dormi.

O cenário é de total devastação, o mundo passou por incontáveis mudanças, muitas das quais nem mesmo os humanos foram capazes de entender ou acompanhar em seu devido tempo, Os alienígenas invadiram de maneira sutil nosso planeta. Óbvio o que não vou contar o que esse "sutil" quer dizer. Porque é o xeque mate do livro.

Cassie Sullivan acredita ser a última humana da face da Terra, o livro começa com esse pensamento. Logo então temos flashbacks curtos sobre o que levou Cassie a ficar no cenário atual. Ela ama sua M16, a arma que seu pai lhe deu antes de ser morto. E carrega para todo lado o urso de pelúcia (que se chama Urso) do seu irmão Sammy, foi levado pelos militares.


"Talvez eu seja a última, mas sou a última que ainda está de pé. Eu sou a que vai mostrar o rosto para o caçador sem rosto na floresta junto a uma rodovia abandonada. Eu sou aquela que não vai fugir, não vai ficar, mas vai enfrentar.Porque, se eu for a última, então eu sou a Humanidade.
E se essa for a última guerra da Humanidade, então eu sou o campo de batalha."

O livro é divididos em capítulos principais e depois subcapítulos. O que mais gostei nisso tudo é que cada capítulo é narrado por uma personagem. E em alguns momentos tem até a narração na terceira pessoa. Temos como foco Ben, vulgo Zumbi e Cassie como principais narradores e na terceira pessoa temos Sammy e Evan. É uma maneira de fazer o leitor interagir com todas as personagens.

O enredo vai muito além de uma simples distopia ou uma ficção científica. Os alienígenas foram introduzidos de maneira completamente original. Nunca havia lido nada parecido e aposto que você também não. Inicialmente quem não gosta de ficção científica vai dispersar a leitura. Não faça isso.

São extraterrestres semelhantes aos do livro "Eu Sou o Número 4" eles tem aparência humana e é o ponto mais assustador do livro. É o tipo de leitura que faz você repensar sobre teorias da conspiração. Os Silenciadores são alienígenas hospedados em corpos humanos que há anos nos observa. Sim, fica mais sinistro. Como confiar ou não confiar no seu semelhante em meio a uma guerra?

Eles devastaram a Terra. Foram quatro ondas até que uma quinta seja posta em prática, demoramos um pouco até entender sobre o que exatamente é a 5ª onda, mas é de arrepiar quando se descobre. Essas ondas serviram para devastar mais de 7 bilhões de pessoas. Algumas envolvem a peste, outras catástrofes naturais, silenciadores. Algumas duram meses ou dias. Não tem um tempo exato.

" Depois da primeira onda, só restou a escuridão.
Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.
Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram.
Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.
Agora A QUINTA ONDA está começando..."

As personagens são totalmente envolventes, exceto Ben Parish. Cassie tem uma espécie de amor platônico por ele, mas confesso que não achei tanta graça na personagem. Embora seja uma personagem bem construída.Acho que ele vai crescer ainda mais no próximo livro, como já cresceu nesse. Ele só não é alguém muito carismático.

Cassie é incrivelmente acolhedora, é fácil gostar dela. Engraçada, irônica, não faz o estilo personagem "mimimi" que reclama de tudo. Isso foi o que mais gostei nela, a força presente de maneira graciosa e resistente ao mesmo tempo. Evan Walker é perfeito, ele é o centro das atenções do meu coração. Mais um para eu amar. Ele é bonito, sexy, muito misterioso. E tem frases de efeitos lindas, queria que ele narrasse mais. Mostrasse sua visão pessoal do assunto.

O verdadeiro climax do livro, a parte em que quero destacar como o principal motivo de ser uma leitura tão boa é a recíproca falta de confiança. É desesperador, as personagens anseiam por algum semelhante, mas ao mesmo tempo sentem a desconfiança de que seja só um dos Outros.


"A crueldade não é um traço de personalidade. A crueldade é um hábito."

As cenas de ação não são muito longas, exceto as do final ( que são de extrema importância para a trama) Em um todo são rápidas mas emocionantes. E os cenários são bem descritos, você realmente sente que está vendo todo o caos que se espalhou. O mundo literalmente está no caos, só existem os Outros (como os alienígenas são chamado) não tem governo, ou energia elétrica. É uma guerra.

O livro é incrível, tem de tudo. Alienígenas, ação, amor, mortes, distopia. Vale apena conferir, é o tipo de livro que ele te consome até que o termine. É uma leitura única e não e cópia de nada, totalmente único e original. Além de tudo ele não é de maneira alguma previsível. Não vejo a hora de ler "O Mar Infinito" a continuação desse livro maravilhoso.

Capa do segundo livro para quem ainda não viu.

10 Comentários

  1. Oi!
    Já conhecia o livro e fiquei com vontade de ler logo que foi lançado, mas ainda não comprei... Esse clima de não poder confiar em ninguém deve ser muito tenso, sem contar que gosto de livros narrados por várias personagens.
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii ! Leia sem dúvida vale apena. O clima é tenso, mas é de tirar o fôlego para quem está lendo. A narração é uma das melhores partes do livro, super recomendo que leia *u*

      Bjoos Miih

      Excluir
  2. Uau! Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, pela sua, parece ser uma história e tanto. Deu vontade de ler.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, leia sim é um livro incrível demais. Se gosta do gênero não vai se arrepender ^.^

      Bjoos Miih ♡

      Excluir
  3. Oii Mih. Tudo bom?
    Não acredito que resenhou esse livro =D Preciso dele urgentemente.
    Sou apaixonado por distopias, sou louco por ficção cientifica, sou fissurado em histórias de alien s2, mds esse livro foi feito pra mim kkkkk
    Adorei seus comentarios sobre o livro, me deixou ainda mais ansioso por essa leitura ^^
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii ! Leia urgentemente, porque é ele. DEMAIS. Eu também sou apaixonada por distopia, não curtia muito aliens até ler esse livro. KKK , então leia urgentemente porque é ótimo. Obrigado, leia sempre ><

      Bjoos Miih ^.^

      Excluir
  4. Ola, já fazia tempo que eu estava de olho neste livro, mas nunca tinha descoberto com ele era de verdade, eu li sua resenha do começo ao fim e eu te digo que é uma ótima resenha, e ahistória contada por suas palavras parece maravilhosa... este é mais um livro que eu quero ler...


    http://mundoadolescente2015.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii ! Obrigado, espero que leia e goste tanto quanto eu gostei. É um livro fantástico e todos devem ler ><

      Bjoos Miih ^.^

      Excluir
  5. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns *u*, quero muito ler o segundo é muito bom. Eu gostei muito desse livro, é incrível, ainda não i o filme mas quero muito ver <3

      Bjoos Miih <3

      Excluir