Título Original: The Giver


Nacionalidade: EUA


Gênero: Ficção Cientifica, Fantasia & Drama


Lançamento: 11 de Setembro de 2014


Duração: 1h 37min


Com: Brenton Thwaites, Jeff Bridges & Maryl Streep



Nota: 3,5/5



Heey !


Como disse na página do blog estou sem notebook por enquanto, o meu bugou geral então os posts serão mais reduzidos até arrumar o meu.

Assisti ao tão esperado "O Doador de Memórias", queria muito ver o filme ou ler o livro. O filme não foi o que eu esperava e sinceramente acho que eu esperava demais dele, mas ainda quero ler o livro. Confira:



Jonas é o personagem principal dessa "aventura", o ator é muito bonito e carismático, embora não saiba como o personagem é retratado no livro adorei como ele foi representado mesmo assim. Os atores foram escolhidos a dedo, gente a Maryl é perfeita e eu queria ver o filme só porque era com ela antes de saber da história.

A sociedade é sombria, gostei disso, tem os anciões que cuidam dela e o doador de memórias que guarda as memórias do passado e ele pode ser o conselheiro dos anciões. As pessoas se vestem iguais, veem as mesmas cores (preto e branco), e não sentem absolutamente nada porque eles tomam vacinas que inibem os sentimentos.

Há uma espécie de "cerimônia de escolha" para designar a qual serviço você prestará. Até uma certa idade você ainda é criança e a partir dos nove já pode ter uma espécie de bicicleta. Quando se tem idade o suficiente para ter uma profissão você será designado pela anciã-chefe / anciã-suprema.

O enredo distópico é fantástico, porém não tem aquele diferencial de qualquer outra distopia já adaptada para os cinemas. Automaticamente (embora além do gênero NÃO TENHA NADA A VER) lembrei de Divergente nas cenas da cerimônia e em como a Maryl (não lembro o nome da personagem) lembrava a Jeanine  e lembrei de Jogos Vorazes na parte tecnológica.

Jonas, como você deve imaginar, não recebe uma profissão normal. Ele tem uma marca de nascença que indica que ele é o próximo escolhido para ser o receptor de memórias, logo o doador irá mostrar as memórias passadas a ele.

Como já disse o enredo não é original, porém não é chato. Eu só tinha muita expectativa no filme, demorei anos para começar a atender como as coisas funcionavam, e a sociedade em si não foi tão bem explorada. Assim como aconteceu em JG e Divergente as sociedades distópicas perderem para os heróis/heroínas.

Focar na sociedade seria ótimo, achei que faltou isso. O que mais gostei na adaptação foi o fato de as pessoas não saberem o que era a morte, quando alguém tinha que ser morto ou morria eles apenas diziam "ir para um outro lugar", as pessoas eram gentis e não podiam mentir, mas eram desprovidas de verdadeiros sentimentos.

Foi uma das sociedades distópicas mais frias que eu já vi, acho que forçar a felicidade e paz é assustador. Aquela paz escondida, não é como em outros onde o caos está exposto só esperando que ma faísca coloque fogo em tudo. Em O Doador de Memórias a sociedade e fria e perversa.

O que ficou mesmo confuso foi quando Jonas, depois de começar a treinar com o Doador e e entender a dor e o sentimento do mundo (lembrei do livro de Carlos Drummond agora e.e), ele tem em mãos a missão de ultrapassar a barreira das memórias junto de Gabriel/Gabe.

Gabriel é um bebê que ele conhece e que vai parar na sua casa, mas depois ele é retirado pelo governo e como ele tem a mesma marca de Jonas, o mesmo após entender que o Gabe será morto, decide fugir com o garoto.

Seus amigos Fiona e Asher também param de tomar as vacinas como Jonas, na verdade eu entendi que apenas Fiona parou porém, Asher se mostrava ciente e com sentimentos durante os acontecimentos finais do filme.

Essa parte da fuga dele ficou confusa demais, ele passa pela neve, pela praia, pelo deserto. Sinceramente custei a entender. O final foi meio e.e, eu entendi o que aconteceu e cumpriu as expectativas, porém acho que faltou mesmo ter algo mais concreto para aqueles que não leram o livro.

Os efeitos especiais são ótimos, fantásticos e é o que ganha ótimos pontos no filme. Mas, infelizmente eu esperava mais, me sinto meio chata falando isso de um livro que todos gostaram porém realmente é o que senti ao assistir.

O que vocês acharam?





4 Comentários

  1. Olá Miih,
    Eu pretendo antes ler o livro e depois ver o filme, até mesmo porque na minha cidade não tem cinema. Mas só depois de ver eu terei uma opinião concreta sobre o filme.

    Beijos, Ju.
    http://rainbooksandcoffee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que o livro seja mais completo, espero que goste ><

      Bjoos Miih <3

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha, parabéns!!! Ainda não li o livro e nem vi o filme,mas tenho a pretensão, beijos!!!!
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !

      Obrigada, fico feliz que tenha gostado ><

      Bjoos Miih <3

      Excluir