Título Original: Private



Páginas: 205


Autor: James Patterson


Editora: Arqueiro


Tempo de leitura: Três Dias


Nota: 3/5







Heey !


Depois de ler "Entre O Agora e o Sempre" finalmente vou começar a ler minhas comprinhas da Bienal do Livro, o primeiro será Private do James Patterson, confesso que comprei pelo preço baixo, mas também porque a sinopse era ótima.

Jack Morgan é dono da Private, a melhor agência de investigações que existe, com escritórios em vários cantos do planeta. É a ele que os homens e as mulheres mais influentes do mundo recorrem quando precisam de total eficiência e máxima discrição. A agência é o único recurso quando a polícia não pode fazer mais nada.
Enquanto Jack e sua equipe investigam o assassinato de 13 garotas, surgem dois outros casos, bem mais pessoais. Fred, tio de Jack, procura-o pedindo ajuda com um escândalo financeiro que pode destruir a liga profissional de futebol americano. E a esposa do melhor amigo de Jack, Andy Cushman, é encontrada morta.
Com a Private, nenhum caso fica sem solução. Os três mistérios parecem insolúveis, mas Jack conta com os melhores investigadores e com o que há de mais avançado em tecnologia – recursos que, muitas vezes, não estão à disposição da polícia. Além disso, a agência não responde a instituições oficiais, portanto, nem sempre precisa jogar de acordo com as regras.

Esse livro tem uma estrutura e uma narrativa incomum. Os capítulos são todos na mesma página, ou seja, quando um acaba logo temos o próximo ainda na mesma página, o que além de econômico é mais organizado. E nesses capítulos (sem aviso prévio) há as narrações em terceira pessoa (dos outros personagens) e as em primeira do Jack.

Não sei explicar exatamente a bolha em que eu entrei quando comecei a ler esse livro, é como se eu estivesse na mesa de um café observando a história. Eu não leio a história eu sou a história. Parece que se eu fechasse os olhos conseguiria. Esse é só metade do que senti lendo esse livro.

Tudo se passa em volta da agência Private, que investiga qualquer tipo de caso, eles são uma equipe daquelas como CIA só que sem a "autorização" da polícia. Jack Morgam herdou-a de seu pai. Imagino o Jack como um bonitão cheio de marra, ele faz minha cabeça girar totalmente.

Dentre tudo que resolvem existe três mistérios que são o centro do livro. O primeiro são garotas que aparecem morta sem ligação nenhuma, ficou conhecido como "Caso das Colegiais" onde apenas garotas do ensino médio morrem. O segundo envolve o tio de Jack e o time de futebol que eles acredita estar roubando. E a mulher do seu melhor amigo, Andy, aparece morta. 

Essa resenha é diferente das que já fiz, porque qualquer coisa que eu fale pode ser um mega spoiler. Vou tentar falar por cima do livro, de todos os acontecimentos não tão importantes. Porque quase tudo é importante.

Jack é um homem que se recusa a sentir, seu coração não é de pedra porém ele não gosta de mostrar aquilo que sente. Colleen, sua "namorada" que na verdade é sua secretária, o ama. E eles mantém um relacionamento ou quase isso.

O que me "irritou" um pouco no livro é o fato de o Jack ser realmente o herói, ele pode resolver tudo e tem muito dinheiro o que faz com que ele não tenha um problema sem ser problemas banais. É realmente irritante como ele lida como se o mundo estivesse aos seus pés.

O assino das garotas é revelado mas, de um jeito que não influência em nada porque ainda sim não sabemos o motivo disso. E o livro vai correndo naquele mistério todo e ficando cada vez mais intrínseco.

Jack tem um irmão gêmeo chamado Tom, e como com tudo no livro Jack quer salvar ele das dividas com a máfia que o irmão tem. O Tom tem uma agência de seguranças particular para famosos. Assim como Jack o império dos dois veio do pai morto.

O livro parece se passar em um universo preto e branco, como naqueles filmes de mafiosos e antigos. É muito engraçado a sensação que você fica quando lê esse livro, só lendo para entender o que estou falando não tem como dizer exatamente esse sentimento.

Outro personagem que ganha destaque durante o livro é a Justine, que é uma psiquiatra do grupo da Private. Ela é Jack tiveram um romance no passado, na verdade todas as garotas do livro já tiveram um relacionamento com o Jack.

Não posso negar que o mistério do livro é fantástico, deixa a gente super curioso, nos sentimos como investigadores mesmo. A nuvem de mistério e curiosidade que se forma em volta de apenas 200 páginas é incrível. É o tipo de livro que faz você analisar cara parágrafo com um olhar diferente.

Fico imaginando como seria ler o Sherlock e se esse mesmo ambiente me roubaria também. Essa resenha foi curta, porque não queria dizer muito sobre o livro e estragar tudo. Só digo que o final foi muito legal, embora eu esperasse mais.




8 Comentários

  1. Oii! O livro não me chamou muito a atenção, mas algum dia ainda quero ler alguns livros do James!
    Beijos, tem review do ep de pll no blog :D http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii >< É uma escrita gostosa, mas não é muito surpreendente !

      Bjoos MIih <3

      Excluir
  2. Creio ter um livro deste autor, porém ainda não consegui ler. Acho que nesse tipo de livros não estão chamando minha atenção no momento.
    Curti a resenha.

    ps: era para a sinopse correr mesmo? :O

    Beijos
    Modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o tipo de livro que leia se não tiver mais nada KKK , Creio que sim !

      Bjoos Miih

      Excluir
  3. Amei a sua resenha, e fiquei muito curiosa sobre o livro. Mais um para adicionar na minha lista de leituras.

    Beijos...
    http://rainbooksandcoffee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale apena ler ele, ainda mais se estiver em promoção ><

      Bjoos Miih

      Excluir
  4. Esse negócio do protagonista ser quase perfeito, ter tudo, é comum em romances policiais. E eu não sei se tô errada mas eu acho que os 3 casos vão se ligar, isso também é bem comum. Nunca li nada do James, ele escreve muitos gêneros diferentes, acho isso legal.
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é eu quem não estou acostumada a ler romances policiais, mas gostei bastante. O livro é muito legal, muito mesmo super recomendo.

      Bjoos Miih <3

      Excluir