Título Original: Finale


Páginas: 301


Autor: Becca Fitzpatrick


Editora: Intrínseca 


Tempo de leitura:  Quatro Horas


Nota:  4/5





Heey !

A única razão para eu ter lido tão rápido esse livro é que eu rompi o ligamento do meu pé, então estou de molho em casa durante a semana, aproveitei que o livro era emprestado e quis colocar todas as minhas leituras em dia. 

Assim que terminei de ler Silêncio comecei a ler Finale para finalizar de uma vez por todas e falar que consegui ler tudo. Então vamos a resenha:

Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.
 Sem dúvida esse é um dos livros em que menos odiei Nora, dava certo alívio e tristeza por ter terminado uma saga que tenho adiado por quase dois anos. Ver o desfecho de toda aquela turma foi bom. Embora depois de finais como Princesa Mecânica ou Convergente esperava algo mais triste. O que, teoricamente, não aconteceu em Hush Hush

Como já fiz uma resenha sobre o penúltimo livro hoje, farei um breve comentário agora. A minha opinião sobre os personagens da saga permanecem os mesmos, Nora se tornou um pouco mais suportável no último livro e Scott continuou sendo meu preferido.

É quase impossível falar desse livro sem spoiler, fiquei chocada durante a leitura com a quantidade de coisas que eu descobri. Há novos personagens, nephilins que são de grande importância. Como o Dante, eu amei ele assim que apareceu e assim como Rixon me decepcionou.

Nora agora é uma nephilim poderosa e tomou o lugar do Hank na luta deles contra os anjos caídos. Tudo acontece bem rápido o que é bastante produtivo, não precisa  ficar esperando para as coisas acontecerem. E por isso é um livro rápido, por isso li em tão pouco tempo.

Patch está ainda mais protetor nesse último livro, em relação a Scott e a Dante que estão próximos a Nora. Adorei o tipo de amizade que se construiu entre os dois e fiquei imensamente chateada com o final do Scott, foi completamente desnecessário. E olha que eu aceito super bem esse tipo de final para os personagens. 

Vee me surpreendeu dizendo também ser uma nephilim, mas confesso que achei isso sem necessidade. Ao meu ver ela só se "adequou " a história. Como se não bastasse todos serem ela também era, talvez ela humana fosse mais bonito. Ou menos cheio de firulas.  

Os acontecimentos são chocantes e de tirar o fôlego, é sempre uma expressão de surpresa ao lê-los e por isso vale apena.

O final, todo o desfecho,  eu achei patético. Vee se casando com humano desconhecido em Londres e Nora e Patch trocando suas piadinhas sórdidas. Não sei bem o que esperava do final mas, achei bobo embora, bonitinho e até aceitável. 



2 Comentários

  1. Dá mta raiva quando um livro não atende nossas expectativas, né? Pena que o livro não foi agradável para você.

    Bem... Que bom que o seu tempo de repouso foi produtivo. Vai devolver o livro em paz.
    Melhoras para você Miih!!!


    Tenha uma boa semana!
    Bjs,
    Fernanda Drumond
    novoromance.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIm, dá muita raiva mesmo. Não foi o que eu esperava, mas uma leitura boa no geral.
      Foi muito produtivo ><

      Obrigado :3

      Miih

      Excluir