Título Original: Submersão

Editora: Arwen

Página: 360

Gênero: Romance

Nota: 







Heeey !

Finalmente minhas férias desejadas chegaram e com isso as postagens voltaram, para marcar a volta das minhas leituras  trago eu a resenha de Submersão da linda brasileiríssima Julia Daglio, esse livro é a continuação de O Lago Negro e está de tirar o fôlego. Se você amou a V e o Liam no primeiro livro, prepare-se essa continuação está incrível. Confira:

Para Verônica Cattani os monstros que tanto tememos e desconhecemos não vivem embaixo da cama, ou atrás dos armários, muito menos em filmes de Terror – eles vivem dentro de sua própria mente.
Depois de se mudar pra Lagoana e descobrir que sua memória esconde enigmas ainda mais profundos, ela se vê frente a frente com pessoas que nem imaginava fazerem parte de seu passado. Em seus textos, estão todas respostas e a família Caprini parece temer tantos seus significados quanto ela os teme.
Liam não tem mais segredos. O garoto da capa vermelha saiu de seus sonhos, retornou para seu presente, e enfrenta os Caprini com costas eretas e um cinismo único. Ele é a única coisa que a impede de mergulhar agora. Seu pedaço de sanidade numa mente caótica. Porém o Anjo de Asas Douradas está prestes a se revelar, trazendo em seu poder algo que será difícil recusar: a oportunidade de saber o que existe nas profundezas
Os mistérios presentes em O Lago Negro voltam a todo vapor no segundo livro, enquanto achamos que resolvemos muito sobre o passado da V percebemos que existe muito mais do que se pensa. O passado dela está batendo a porta, ela precisa de respostas rápidas porque a cada dia que passa as ameças surgem. Como se o passado de V não fosse o suficiente, Liam (o cara mais amor da face da terra) também tem um passado conturbado que volta para assombrá-lo e atrapalhar o relacionamento bagunçado que eles criaram. Para quem shippava V e o Liam no final do primeiro livro, aviso que devem preparar os corações porque embora tenha muitas brigas é impossível não se apaixonar por ambos.

O livro que a V escreve está relacionado com seu passado e com os assuntos reprimidos em sua mente (confesso que como psicóloga em formação isso me encanta de tal forma que me fez ver a V com olhos mais teóricos e apaixonantes), Submersão começa nesse ponto e desmascarar os Caprini se torna a missão que ela precisava desmascarar. Porém sua memória não parece ajudar, todas as suas respostas parecem estarem ligadas há uma maleta que está sob o domínio da sua mãe, por hora sequestrada pelos Caprini.

O local que a V ficou internada durante sua infância parece lhe oferecer resposta, seu passado ainda é uma confusão mas como toda boa protagonista V se vê em uma confusão completa na sua vida pessoal com a chegada de Deb (que se diz namorada do Liam) e a Charlotte irmã do mesmo. Enzo também volta e de certo modo tem até um papel mais significativo na história, porém continuo não gostar dele ou da Charlotte devo acrescentar. V tem muito o que descobrir nesse livro, inclusive um lado desconhecido do pai, há aquela desmistificação da figura paterna que ela jurava conhecer bem.


"Quando amamos alguém, damos o poder a essa pessoa de nos machucar a qualquer momento. Ficamos vulneráveis, com as fraquezas expostas".


O mistério é arrebatador, prende o leitor do início ao fim mas devo confessar que as vezes isso me tirava do sério, assim como a riqueza em descrição dos detalhes, embora isso seja incrível para a composição da história, é cansativo as vezes, até porque a V devaneia muito e muitas das vezes eu estava viajando na maionese com ela. A V cresceu MUITO nesse livro, vemos ela mais forte e deixando de ter aquele estilo Bella Swan (Crepúsculo) ou Luce Price (Fallen), ela resolve que pode ser sua própria heroína e isso é fod* pra car*lho. 

A escrita fluída da Juliana Daglio é tão incrível que faz até mesmo amarmos os vilões que ela cria, simpatizamos com eles. Narrado na primeira pessoa somos levados diretamente aos pensamentos da Verônica e graças aos deuses temos ponto de vista do Liam o que me fez me apaixonar ainda mais por ele, amo o Liam? Amo demais! O ritmo da história é tão incrível quanto a de O Lago Negro, a quantidade de páginas deixava o livro completo e sem faltar ou exagerar em nada.


"Os verdadeiros monstros não se escondem embaixo da cama, ou dentro do armário. Eles estão dentro da sua mente".

Não quero falar muito da trama porque perderia toda aquela graça do mistério que a autora construiu. Mergulhar no lago é algo que a V não faz sozinha, ela leva todos o leitores para ir junto e fazer com que questionemos se devemos de fato confiar em nossas lembranças, a memória da V é algo que é impossível de não mergulhar, se afogar e ficar imersa em tudo aquilo nos foi negado, as respostas que queremos tanto quanto a V. 

A narrativa sombria e poética é algo que tenho vontade de beijar a Juliana, embora isso me cansasse as vezes eu sempre me pegava sentindo como se eu, Camilla, fosse amiga da V, fosse mais uma personagem criada pela Ju. Falar do livro é difícil porque cada detalhe que eu deixar escapar pode ser um spoiler que irá estragar a teia de mistério criada tão bem por essa graça chamada Julia Daglio.


"Eu absorvia de meu pai os segredos de uma vida intensa que começou cedo, enquanto ele acreditava que sua garotinha era a única pessoa no mundo em que poderia confiá-los."

O livro é incrível? O livro é incrível. Não vejo a hora de ler o desfecho. JULIANA DAGLIO ESCOLHI TE AMAR SUA LINDA



2 Comentários

  1. Amoraaaaa! <3
    Achei sua resenha no Skoob e ela me fez ganhar o dia.
    Obrigada por ler com tanto carinho, e até mesmo na parte chata se permitir devanear com a loucura da V. O terceiro livro está chegando e sua resenha me deu mais animo para divulgar.

    OBRIGADAAAAAAAAAAA! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah fico tãaaaaaao feliz com isso, eu amo seu livro e quero ler tudo que você escreve. Não vejo a hora de ler o terceiro, vou morrer esperando <3

      Bjoos Miih <3

      Excluir