Título Original: Fangirl
Autor(a): Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 424
Gênero: YA
Nota: 





Heeey !

Li esse livro há um tempo, me identifiquei muuuuuito com ele e decidi que estava na hora de fazer essa resenha. Rainbow Rowell tem uma escrita cativante e incrível. É um livro muito amorzinho, se você é uma fangirl como toda nós vai se identificar com esse livro com certeza ! 

Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentouna vida real.Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

Outras capas:



Rainbow Rowell é norte-americana e escritora de livros de YA, em 2013 suas obras Eleanor & Park e Fangirl ganharam grandes elogios sendo então eleito pela The New York Times dois dos melhores Young Adults do ano, em 2015 a Novo Século trouxe para o Brasil esses livros. Ela também é autora de Carry On, Ligações e Anexos que também foram lançados pela Novo Século com as capas (até agora) originais.

Cath e Wren são irmãs gêmeas que foram criadas apenas pelo pai quando a mãe as abandonou quando tinham por volta de 8 anos.  Elas sempre foram muito, muito, unidas e faziam praticamente tudo juntas, mas então elas vão para faculdade e Wren decide que não quer dividir o quarto do dormitório com sua irmã, Cath, a partir desse momento elas se separam e vão viver a vida de maneira diferentes, coisa que até então nunca tinham feito.

Cath é mais introvertida e depende quase que sempre da irmã e Wren era a festeira e que todos gostavam mais. Enquanto a irmã vai conhecendo praticamente boa parte da faculdade, Cath tem apenas como amigos a Reagan (sua colega de guardo), o Levi (amigo da Reagan) e o Nick (seu parceiro de trabalho na aula de escrita criativa). Ela se limitava a não precisar ter muito contado com essas pessoas, aproveitava sua falta de vida social para terminar de escrever sua fanfiction, que é super conhecida, da saga Simon Snow.

"- Então por que não mora com a sua irmã?
- Ela quer conhecer gente nova.
- Fala como se ela tivesse terminado com você."

As personagens são cativantes, a Cath não é nada demais mas eu me identifiquei tanto com ela que acabei compreendendo tudo que ela fazia, eu me senti parte do livro. Nenhum livro me descreveu tanto quando Fangirl. Fica bem claro os sentimentos que rondam a Cath, ela se sente trocada, perdida na faculdade (minha vida) e principalmente tem dificuldade de largar as coisas antigas, tem dificuldade de entender que sua vida chegou a uma nova fase, mas ao mesmo tempo ela ainda quer ser uma escritora de fanfic. Cath tem medo de crescer mas quando decide que chegou a hora ela muda completamente.

A narração é na terceira pessoa, temos a visão clara da Cath mas também de todas as outras personagens. A história é leve, tranquila e gostosa para quem quer ler algo rápido. Rainbow Rowell escreve divinamente, a narrativa rouba o leitor para si e faz com que terminar logo seja seu último objetivo. Cath passa por uma fase de amadurecimento, sair da sua zona de conforto e é narrado de forma tão real que fica fácil compreender várias fases da vida. 

O livro é real, vemos nele as inseguranças e medos. Eu amo a Rainbow Rowell por me fazer compreender sobre eu mesma, tudo na Cath era sobre mim. Eu sou a Cath e depois de ler esse livro não me senti mal por ser ela. A insegurança, o medo de não escrever bem, o fato de eu ter dificuldade em sair da minha zona de conforto, tudo nela, absolutamente TUDO era sobre mim. E acho que existem várias outras Caths por aí e tenho certeza de que com esse livro essas outras Caths também não vão se sentir mal por ser assim e vão saber como seguir com isso.

"- Não - disse Cath -, é sério. Você é dona de si, não tem medo de nada. Eu tenho medo de tudo. E sou maluca. Tipo, talvez você ache que eu sou um pouco maluca, mas eu só deixo as pessoas verem a ponta do meu iceberg de maluquice. Por baixo dessa aparência de um pouco maluca e levemente retardada socialmente, eu sou um completo desastre."

Depois de amar a Cath minha personagem favorita era o Levi, ele é muito amorzinho. Eu fiquei apaixonada por ele, mas não posso dizer muito porque acabaria dando um spoiler. O Levi vivia visitando o quarto da Reagan e a Cath até achava que eles eram namorados, o jeito sútil dele de lidar com as coisas e o fato de ser divertido e único me fizeram gostar dele e querer fazer parte daquela amizade também. 

O pai delas também é um grande "porquê", Cath se vê responsável por ele e nunca o quer deixar sozinho e ao longo da leitura vamos entendendo o porquê disso e também se entende o motivo pelo qual o pai dela é como é. O livro tem romance, crescimento pessoal, dramas mas tudo vale apena. A história é incrível e por isso se tornou um dos meus livros favoritos.

"- Qual é o plano? - ela perguntou.
Ele sorriu.
- Meu plano é fazer coisas que te façam querer me ver de novo no dia seguinte. Qual é o seu?
- Vou tentar não bancar a idiota."

Eu suuuuuper recomendo, é um livro que pode ser chato para alguns porque não vão gostar do jeito da Cath e existem aquelas pessoas que vão amar justamente por causa do jeito da Cath. Independente do motivo pelo qual você vá ler esse livro, dúvido que não vai estar imersa no mundo criado pela Rainbow Rowel <3



2 Comentários

  1. Fangirl foi o primeiro titulo que eu li da Rainbow.R. Me apaixonei tanto pela narrativa que levei pouco menos de três dias para terminar.Acho que é bastante fácil de se identificar com a personagem quando se tá nesse período da vida, de escolhas e descobertas.Resenha maravilhosa, parabéns!
    Bjoo, Bia do Julieta ao Contrário > https://julietaaocontrarioo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi meu primeiro livro dela também, eu fiquei apaixonada pela história e não vejo a hora de ler outros livros. Sim, é muito fácil se identificar com a Cath, provavelmente eu vá me identificar com ela para o resto da vida <3

      Bjoos Miih <3

      Excluir