Título Original: It
Páginas: 1001
Autor(a): Stephen King
Editora: Suma das Letras
Nota: 





Heey !

Há muito tempo eu queria ler esse livro e quanto o tive em mãos demorei demais para ler. Embora tenha gostado muito, é um livro com muuuuuitas páginas por isso se não tiver paciência será difícil. Confiram:



Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

Outras Capas:





É difícil fazer uma resenha sobre esse livro, por dois motivos (1) ele é muito longo então é complicado falar de todas as partes dele sem deixar os detalhes importantes passarem despercebidos (2) há muitos pontos de vista e colocá-los na minha visão é difícil. Além disso tudo é o Stephen King, sempre é difícil fazer uma resenha dos seus livros pela riqueza em detalhes. Vou fazer o possível para não ser uma resenha confusa. 

De todo modo esse livro é feito para os fãs de terror, fãs do Stephen King e claro para qualquer um que seja paciente. Eu também li dele Sob a Redoma a leitura fluiu mais do que lendo esse, são livros longos mas que a história não perde o fio, então quem se perde é você caso não preste atenção.

Derry é uma cidade pequena com um histórico terrível de acidentes, mortes, explosões e quais quer coisa que pareçam ter o dedo humano mas que não tem de forma alguma. É assustador de certo modo, porque o livro tem descrições tão reais que eu tive que pará-lo e olhar de baixo da minha cama para ter certeza de que não tinha nada.

O livro e sua narração funcionam de uma maneira nada convencional. Não tem uma única linha do tempo, uma hora está na primeira pessoa e outra na terceira. Minha parte favorita é quando eles são crianças, porque terror e crianças combinam muito e acaba fazendo qualquer tremer de medo. A narração é detalhada por isso se prepare para ter medo.

Ao contrário do que muitos pensam o livro não fala sobre um palhaço fantasma ou um palhaço assassino. É sobre uma... coisa, sim é a melhor descrição para isso. A Coisa é um espírito que é tudo em si, a cidade de Derry, e o mais importante. Ela é o seu maior medo, eu fiquei arrepiada toda vez que falava "Todos eles flutuam aqui em baixo". Lidar com os próprios medos é uma tarefa não muito fácil.

A Coisa meio que dorme por quase 25 anos e então começa de novo, ela se alimenta de crianças e lhe oferece balões para ir a morte certa. Ela foi "derrotada" uma vez por Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly.

Quando a Coisa volta a atacar eles tem que voltar a  Derry, Mike foi o único que continuou na cidade para a aguentar e vigiar tudo que a Coisa fazia. Quando eles voltam, Mike não fica surpreso, ninguém se lembra do que aconteceu no verão de 1958. Tudo que eles fizeram juntos contra a Coisa simplesmente desapareceu na memória.

Embora o livro seja longo suas personagens são muito amáveis, Stephen King tem essa qualidade: Se você odeia um personagem dele vai odiar até o fim e se ama vai amar até o fim porque eles são muito reais e fácil de gostar. Bill é um escritor, um dos meus preferidos ele é gago e muito engraçado as vezes. Richie, é mesmo meu preferido, ele faz imitações e faz boas gargalhadas saírem. Stan não me chamou muita atenção assim como o Eddie. Ben e Mike são legais também. Beverly, a  única garota, é diferente das garotas protagonistas mas gostei dela.

Lidar com as consequência se me mexer com uma Coisa pode ser fatal, tudo tem uma consequência que nem todos estão dispostos a pagar. Alguns fatos do livro não foram tão compreensíveis, como uma cena em que Bev toma uma atitude que eu não entendi e fiquei horrorizada na verdade.

O palhaço que vemos na capa atende por Pennywise (um nome lindo, não é mesmo?), ele quem aterroriza muitos das personagens. É mesmo um livro horripilante e dá medo mesmo, não estou falando só porque é do King. O livro tem páginas de completo horror, é o medo em sua pior forma.

Maaaas, devo dizer que depois de quase 1000 páginas os leitores mereciam um final completamente diferente daquele. Foi meio sem sentido, e quase fiquei esperando por mais. Stephen King tem muito disso, terminar seus livros como se tivesse continuação, mesmo que ele não tenha.

Em um todo acho que o livro enrola muito, tem muita narração desnecessária e enrola para chegar ao grande clímax da história. Mas mesmo assim tem aquele terror psicológico que faz ficarmos de cabelo em pé, é terrível e amado ao mesmo tempo tempo. É um ótimo livro em um todo mesmo que a descrição torne tudo cansativo e maçante as vezes.

Eu adorei o livro, quero muito ler O Iluminado agora, não vejo a hora ! Agora, lembre-se de uma coisa você também vai flutuar aqui em baixo!




2 Comentários

  1. Oie Miih! ^^
    Volteeeeeeeeeei! \o/
    Amo ler livros de terror, mas ainda não criei coragem para ler um dos Stephen, esse por conta do número de páginas que me desanima, sem contar os preços. O.O Mas claro que um dia quero conhecer a escrita dele e espero gostar tanto quanto todo mundo que vejo falando super bem. :D

    Beijooooos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii ! Eba \o/

      Não recomendo começar com esse livro, sim os livros são grandes e caros mas tem uns pequenos como Misery, Carrie,A Estranha entre alguns outros. Maaas leia King é perfeito demais !

      Bjoos Miih <3

      Excluir