Heelllou ^.^

Não existe nada que me irrite mais do que pessoas/fãs/fandons achando que esse ou aquele livro é bom ou ruim. Ninguém pode decidir o que eu vou ler, decidi criar o texto falando um pouco disso. Entendam, não é ruim dar a sua opinião sobre uma leitura afinal, ninguém é obrigado a gostar de tudo mas respeito é tudo.

Você pode estar pensando "Que droga de assunto para começar a semana" ou "falta de assunto é fod*" mas não é isso. Vejo muitas pessoas deixando de ler livros deliciosos porque alguém disse que é ruim então eu digo: Sou leitora. Posso ler o que eu quiser !


Tenho um gosto literário muito variado, leio absolutamente de tudo. Meu gênero favorito é distopia embora ultimamente tenha adora romances eróticos. YA (Young Adult) também é um gênero maravilhoso pelo qual muitos dos livros enchem minhas prateleiras.

Ao que parece, exceto talvez por distopia, YA e romances eróticos são "os piores livros escritos". Os leitores em geral julgam muito esses gêneros, "livros com sexo, são livros ruins" ou " livros de vampiros/fadas/seres sobrenaturais são ruins".


Alguns que se acham muito leitores tem livros que por lei todos os leitores devem ler/ter na estante. O único problema em impor gosto aos outros é onde términa o "leia porque é legal" e começa o desrespeito. Autores como Stephen King, J.K. Rowling, Suzane Collins, Dan Brown, R.R. Martin parecem ser leitura obrigatória. 

Gente não existe essa de leitura obrigatória ! Cada um lê o que quer. Nunca li Harry Potter mas minha melhor amiga leu e nem por isso ela vive tentando me forçar a ler. Fico com muita raiva quando estou lendo livros como 50 Tons de Cinza e vem algum filho do inferno e diz "Deveria ler algo de verdade, isso não é livro"

 

Amor, se tem páginas e coisas escritas nelas com certeza é a droga de um livro ! Porque será que é tão difícil respeitar o gosto literário do outro? Deixa eu contar uma coisa camarada, não ler sobre vampiros, sobre YA ou sobre sexo não te deixa ser um leitor melhor na verdade só faz você ser alguém de poucas opções.

Sim, todos tem direito de dar sua opinião e não gostar do quer que seja. Mas falta muito respeito entre os fandons com o lança de meu livro/saga/trilogia é melhor que a sua não é tão difícil entender que todo livro tem o seu lado bom, o que o torna ruim para uns e bom para outros.


Se um livro é muito lido não é modinha ou porque ele é ruim, é porque o autor soube cativar diferentes tipos de leitores. Sim, existem livros que é inegável dizer que são ruins mas se tem gente que gosta porque se intrometer? Por que ser o chato(a)?

Não existe nada mais gostoso do que se apegar aos personagens, sentir a história, amar cada trechinho escrito e querer ler até mesmo a lista de compras do autor. Ficar no Tumblr procurando quotes ou a aparência física do personagem.


Parem com isso, parem dessa implicação com livros como; Crepúsculo, Divergente, 50 Tons de Cinza, Magisterium, A Culpa é das Estrelas e tantos outros. Parem de dizer que são ruins, que são plágio, que são mal escritos sem nunca terem lido nenhuma página deles antes.

Só quem lê e conhece tem o direito de criticar. Disse na página do facebook (inclusive tive que criar outra, curta clicando aqui) que eu falava muito sobre como 50 Tons de Cinza era mal escrito e definitivamente acho isso do primeiro livro mas 50 Tons Mais Escuros está me surpreendendo muito em vários aspectos.

Um dia lerei Harry Potter, nunca falei mal da história (nem faria isso, eu não li) mas não curto os atores que fazem o filme e o fãs porque tudo para ele é uma cópia de HP. Mas pode ser que eu leia e odeie só aí poderei falar.

Gente ser leitor é gostar de ler independente de quais ou quantos livros. Ler é mágico, não vamos deixar esses "pré-conceitos" de algo nos deixarem de ler livros maravilhosos de autores maravilhosos. Livro bom é aquele que tira seu sono, faz você pensar na história e ler só mais um capítulo quando na verdade leu ele todo.


Por tanto eu sou leitora, e leio o que quiser. Vou continuar lendo apenas o que quero. Livros bons sãos os que eu gosto e não os que a critica ou qualquer um diz.

2 Comentários

  1. Oi Miih! Desculpa o sumiço e__e" Sempre vejo aqui e confiro os posts novos, mas sempre esqueço de comentar também~ Mas é impossível não comentar nesse post maravilhoso, que resumiu direitinho tudo que eu penso quando alguém me diz que sou burra porque não gosto de Senhor dos Anéis -q

    Ultimamente os "leitores" têm implicado com tudo - livros que são moda, livros que são clássicos, etc etc... Mas o curioso é que pra falar bem e conversar sobre o livro numa boa, são poucas pessoas, mas se é pra falar mal, sai gente até do esgoto. Comentei sobre isso num post lá no blog: as pessoas têm associado leitura à inteligência/superioridade, daí falar mal de um livro torna eles mais conhecedores das coisas (?).

    Eu, por exemplo, não gosto de Divergente, mas não impeço ninguém de ler a trilogia, porque eu sei que EU não gostei, é a MINHA opinião e a próxima pessoa pode ter uma diferente :)

    Acho que não muito o que dizer, você já falou tudo HAHAH ♥ É isso~ Bye bye o/

    Hannah Mila, do Meu Mundo, caso não lembre quem eu sou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey ! Eu realmente me irrito muito com isso, com essa "ditadura" da leitura. Sim, essa droga de implicância que só faz com que menos pessoas tenham vontade de ler. Estou cansada disso, não tem nada ver: ser inteligente com leitor. Eu não gosto e HP e nem d Jogos Vorazes, mas o mundo é livre para isso.

      Bjooos Miih <3

      Excluir