Título Original: Napkin Note


Páginas:179


Autor: Garth Callaghan


Editora:Leya


Tempo de leitura: Um dia


Nota:   5/5





Heey !
Estava animada para ler esse livro e fiquei mega feliz quando a Leya mandou ele para mim.Fiz até um post coletivo sobre ele quem quiser ler clique aqui. Confiram:

Uma história de amor comovente de um pai por uma filha. Pouco depois de Emma completar 12 anos, seu pai, Garth Callaghan, descobriu que tinha câncer de rim. Determinado a fazer do tempo que lhe restava relevante, ele compilou diversos valores para auxiliar sua filha até a formatura do Ensino Médio.

Garth começou a escrever seus recados em guardanapos quando Emma ainda estava nos primeiros anos de escola. À medida que a filha foi crescendo, suas notas tornaram-se mais significativas. 826 notas de amor para Emma é um relato familiar inspirador, repleto de amor e sabedoria. No início de cada capítulo, Garth apresenta um dos recados de guardanapo para, em seguida, compartilhar uma história ligada àquela mensagem e à sua própria vida. Com olhar sensível e sábio, Garth consegue confortar os corações e tocar as almas dos leitores
 Outras capas:

20644432 
É incrível como o livro é emocionante, ainda nas primeiras páginas era possível se emocionar com tudo que estava escrito. Sim, se emocionar de verdade. Afinal não é de nenhum casal que estamos falando é sobre o amor de um pai para sua filha. Fiquei muito emocionada, as palavras eram direcionadas com amor e determinação que emocionava até os que não estavam envolvidos com a história.

Não é só uma história sobre um pai com câncer que não vai ver a filha de doze anos crescer, é sobre um homem que sempre procura o lado positivo. Transformando os piores momentos da sua vida em momentos bons. Ele luta pelas coisas que acredita e por ideias de vida que já foram esquecidos por nós.

A determinação passada de maneira tão simples através de mensagens, provérbios, trechos, citações é o que move o livro. Garth narra de maneira tão simplória os melhores e piores momentos da sua vida, sejam eles após ou antes o nascimento de Emma.

As histórias por ele contadas no passado tem total ligação com o presente, retrata de maneira carinhosa os primeiros momentos com a filha. Ele aprendeu a transformar refeições em motivos para encontrar com Emma.

No decorrer do livro ele vai dando dicas de pai, algumas das coisas que eu li foram como ouvir meu pai repetindo. Com base nas dicas sempre tem uma citação que coincide com a realidade. Não a realidade dos livros, coincide com a realidade da vida. 

Quando Garth recebe o segundo diagnóstico de câncer ele tinha absolutamente tudo para deixar a vida de lado. A família ainda era sua base para qualquer situação que tivesse passando, e além de buscar força em si mesmo a encontra em Lissa (sua esposa) e em Emma.

Muitas vezes ele diz estar "projetando um futuro para Emma sem um pai" foram os momentos que mais me tocaram durante a leitura, talvez eu ou você passemos pouco tempo com nossos pais fingindo que tudo é melhor que isso. Ele nos toca de uma maneira simples mas vai fundo na sinceridade.

A partir desse pensamento de deixar ela sem pai, Garth decide escrever mensagens para Emma até que ela se forme. Os 826 bilhetes, mensagens encorajadoras que fazem com que ele sempre esteja em um pedaço de Emma.

Sem dúvida é um livro delicado com um tema delicado, a história dele inspirou pessoas, Garth deu várias entrevistas contando sobre como achava que seria um mundo para Emma sem ele. É bonito como ele descreve logo no inicio a sensação de ser pai. Até mesmo Emma escreve em guardanapos e entrega ao pai.

Mesmo não sendo pai é fácil se identificar com as palavras da Garth no livro, principalmente quando ele vê que sua filha é uma adolescente e ele ainda lembra da sensação de colocá-la para dormir, o meu pai sempre fala isso para mim em todo aniversário. De modo ou de outro Garth fez eu reviver momentos ótimos com meu pai.

O livro é fantástico do começo ao fim, é muito mais do que uma simples leitura. É feito para pensarmos, pararmos e refletirmos. Então se quer aprender a amar a vida, leia esse livro !

 


Deixe um comentário