Heey !

Participo de vários grupos que divulgam blogs no facebook, é uma boa maneira de conhecer blogueiros e fazer amigos. Encontrei a maioria dos meus parceiros nessas páginas, trocando ideias e conhecendo blogs. Pensando nisso percebi como era fácil encontrar pessoas dispostas a serem parceiros um do outro.

Então preenchendo o formulário de parceria com a Companhia das Letras, me surgiu a pergunta "Porque Todo Blogueiro Quer Parceria com Editoras?" e perguntei a mim mesma o porque eu queria aquilo, até que muitas editoras perguntam isso.

Foi então que surgiu a ideia para um post, mais um desabafo sobre o que eu acho sobre isso. Alguns blogueiros parecem que não são nada sem parceria, sempre me peguei perguntando o porque elas eram tão importantes.

Se quiser ler clique em continuar lendo.

Primeiramente, eu tenho certeza disso, os blogueiros que nunca tiveram parceria ao tentar com uma editora pensam na quantidade de livros que irão ganham para si ou para sorteios. Porque admito que eu pensava assim, mas minha primeira parceria com a editora Leya mudou isso.

Ser parceiro de uma editora não é receber livros mensalmente, é ter a responsabilidade de engrandecer o nome do seu blog  e da editora. Já parou para pensar nessa responsabilidade? Ganhar livros é apenas o "efeito colateral", a responsabilidade de ter um grande nome em suas mãos deveria ser bem pensado antes disso.

Ter uma parceria é ótimo você sente como se tivesse um braço direito que está ali sussurrando "Hey, estou aqui apoiando seu trabalho/sonho, confio em você" é isso que eu sentir ao ser aceita. Não é por ganhar livros ou porque os outros dirão "Nossa, você é parceiro da editora fulana?" Status infelizmente deixa as coisas um tanto ignificantes.

Os blogueiros tendem a acreditar que seu blog só é bom se ele tiver editoras grandes na parceria. Infelizmente demorei a levar o meu blog a sério e eu perdi tempo onde eu poderia ter conquistado mais leitores. E mesmo que sempre tenha desejado as parcerias sempre soube que eu teria que:


  • Teria que amar meu blog;

  • Definir um tema que eu amasse falar;

  • Ser dedicada;


  • Ler em todos os formados e todos os gêneros.


Se você criar um blog pensando APENAS em parcerias, creio que vá ser um trabalho além d e chato desnecessário. Pense, as editoras nos recusam não só porque não temos tantos leitores ou pageviwes altos, nos recusam por que algo falta. Ser recusado é até bom porque paramos para pensar em saber o que estava faltando.

Não tenho muitas parcerias com editoras e se você também não tem agarre-a as que tem e se dedique a elas mostrando que seu blog/você vale apena. Ser famoso e ter reconhecimento é tudo questão de trabalho, não espere que a parceria com uma editora vá encher seu blog com seguidores se VOCÊ não faz nada para isso.

A maioria deles (não me joguem pedras, muitos blogueiros pensam assim eu pensava) quer os livros e que a editora, cheias de curtidas e seguidores, fique divulgando seu blog nas redes deles. A parceria NÃO é isso. Ser parceiro, como já diz a palavra, é ser companheiro e amigo receber ajuda de ambos os lados.

Não joguem pedras nas editoras porque foi recusado por elas, inclusive algumas editoras que eu amo me recusaram nem por isso deixei de comprar os livros delas e divulgar suas novidades no blog. Muito pelo contrário ainda faço propaganda mostrando que apesar de querer aquele reconhecimento por parte dela sou "profissional"

Esse texto era mais um desabafo, estou exausta de ver blogueiros mal postando no blog e querendo que as editoras os queiram e ainda ter a coragem de falar que os blogs com muitos seguidores só tem parceria por causa disso. Eles trabalharam para chegar onde estão.

Seu blog só será bom se VOCÊ der tudo de si para que ele seja, busque parcerias quando estiver pronto para lidar com elas e não só por livros grátis. 









9 Comentários

  1. Lindo, perfeito aqui. Como eu não seguia você?
    Concordo plenamente com o que você disse, tem blogueiro que acha que blog só serve para ganhar visualizações e ficar "famoso".
    http://maquiandopensamentos.blogspot.com.br/ :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, fico feliz que você gostou. *u* Sim, os blogueiros precisam entender que ser blogueiro é bem além de ser "famoso".

      Bjooos Miih <3

      Excluir
  2. Quando eu fiz minha primeira parceria (editora DarkSide) eu fiquei loucoooooo, pulei de alegria (risos).
    E uma grande responsabilidade exatamente, não e apenas receber livros e resenha-los e sim uma confiança que a editora deposita em você....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que poucos entendem isso, muitas das vezes eles parecem se esquecer da responsabilidade ><

      Bjoos Miih

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse post foir perfeito para mim e combinou perfeitamente com o momento pelo qual eu estou passando, criei o meu blog recentemente e estou tentando fazer parceria com algumas editoras.
    Eu adorei o seu blog e você ganhou mais uma nova seguidora :)

    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mas se seu foco é esse vale apena tentar. Obrigado, fico feliz que tenha gostado, volte sempre <3

      Bjoos Miih

      Excluir
  5. O que tenho a dizer sobre a postagem:
    PER-FEI-TA

    Sua linha de pensamento é muito, mas muito semelhante a minha e fico feliz por saber que mais pessoas por ai pensam igual a mim. Acho que engraçado que tem um monte de gente que quer ser famoso, mas que acha que a fama vem em cima de nomes de grandes selos e não fazem um trabalho bom e responsável.

    Beijinhos

    Vagando e Divagando | Meu Mundo Roxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, as pessoas tem que perceber que não é assim que funciona. Sucesso requer tempo e dedicação.

      Bjoos Miih

      Excluir