Título Original: Danem-se Os Normais


Páginas: 103


Autor: João Estrella de Bettencourt & Mariana Torres


Editora:  Casa da Palavra


Tempo de leitura:  Duas Horas


Nota:   5/5







Heey !


A editora me forneceu esse livro e meu tablet deu problema por isso a demora da resenha. Mas, garanto que vocês vão adorar. Foi uma leitura agradável e muito além do que eu estava esperando.
DE LADRÃO NAS RUAS DE BRASÍLIA E SÃO PAULO A EMPRESÁRIO NOS EUA.Em meados da década de 1960, Sila da Conceição passava boa parte de seus dias no mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará, onde vendia tapioca para garantir a sobrevivência da mãe e dos irmãos. Cinquenta anos depois, desembarca em um aeroporto da Flórida, onde é proprietário de treze imóveis, dá ordens ao telefone para funcionários de sua construtora e sua companhia de táxis.De um extremo a outro dessa história surpreendente, Sila navegou por uma vida repleta de crime, drogas e degradação. Foi ladrão em Belém, Brasília e São Paulo, conviveu com prostitutas, traficantes e assassinos, passou diversas vezes pela prisão e foi parar em um hospital à beira da morte. De tudo isso, extraiu as marcas que fariam seu sucesso no mundo dos negócios. Ao direcionar para uma existência corajosa o mesmo método e as mesmas leis que pautavam sua relação com as ruas, Sila transformou as cicatrizes da violência em ensinamentos de vida. Contra todas as chances, encontrou na própria experiência os motivos para buscar um rumo diferente do esperado por todos e por si mesmo.

 Esse livro me deixou intrigada pelo nome, escolhi ele na lista a minha disposição e eu fico feliz de ter gostado. Tem um toque diferente na narrativa que, por ter poucas páginas, faz com que nos dê vontade de ler e de terminar logo.

Ele conta a história de Sila um típico adolescente com problemas típicos das cidades do interior do Brasil. Pela primeira vez vemos a dureza que é a pobreza pelos olhos de uma criança até sua fase adolescente.

Sua mãe casou muito nova e mudou de cidade com a promessa de uma vida nova. Como imaginamos a vida dela não mudou e após o primeiro marido morrer, mesmo já tendo uma filha ela se casou de novo e teve ainda mais filhos.

A realidade de Sila sempre esteve contra sua felicidade, mas ao ler esse livro pude perceber que não é um livro apena sobre alguém que venceu na vida. É um livro sobre segurar firme e acreditar que as coisas podem mudar.

Sila roubou e foi preso a situação nunca estava ao seu favor, era incrível como eu no lugar dele já tivesse desistido. Ele sempre quis dar uma vida melhor para a mãe e procurava receber dinheiro pelos seus métodos, mesmo eles não sendo convencionais.

Ainda com sete anos ele começou a pedir na rua, sem que a mãe soubesse, Sila sempre percebia a facilidade que a vida poderia ter. Mas, não era o tipo de facilidade que ele queria, Sila não queria viver, ele queria ser feliz baseando-se em apenas do que uma comida na mesa, queria usar terno e ser importante.

A persistência e a audácia de sempre querer mais do que o "simples" da vida levaram Sila a ser um empresário bem sucedido fora do país. O livro baseia-se em, não só nos sonhos que alimentamos, mas na garra que temos usado para alcançar o que queremos.

O jeito pessoal como as experiências de Sila são contados é intrigante, entendemos a alma daquele garoto que passou dificuldade e que prometeu a si mesmo que venceria na vida e viveria bem ao ponto de não precisar de ninguém.

É uma resenha difícil de se fazer, porque não cabe contar a história de Sila apenas. É importante que eu reforce o como o livro é sentimental e profundo. É o tipo de história que você lê para entender os outros e o mundo. Okay, talvez não seja pra tanto porém é incrível como eu gostei.

Não é só uma biografia, ou uma espécie de uma, é mais que isso. Ao ler a sinopse desse livro nem todos os escolheriam, mas é uma história que tem muito a oferecer. Sila nos faz entender que todos os momentos, sejam bons ou ruins, são para alguma coisa e todos eles são pontes que nos levam a um final que desejamos.

O livro foi fantástico, pena ser tão curto e ter poucas coisas a falar dele em si. Garanto que você não irá se arrepender de ler porque vale apena, você tem que ler para sentir o que eu senti quando estava lendo.



Deixe um comentário