Título Original: One Day



Páginas: 410


Autor: David Nicholls


Editora: Intrínseca 


Tempo de leitura:  Uma Semana


Nota: 5/5






Esse livro foi uma das minhas trocas, troquei"Estilhaça-me" por "Um Dia" foi uma troca bem sucedida e sem dúvida fiquei muito feliz. Nunca assisti ao filme desse livro e por isso estava ansiosa para fazer essa leitura há muito tempo, não sou fã de romances como vocês devem saber mas, aprovei o livro.


Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.


Há algumas outras capas inclusive muitos fãs querem a primeira edição lançada pela Intrínseca (a primeira capa) eu acho a do filme mais bonita, sinceramente.


Quando comecei a ler esse livro achei que logo desistiria, imaginei que fosse aquele tipo de romance/ drama pegajoso que ninguém consegue ler, ou pelo menos ninguém que seja uma amante de distopias e YA como eu.

David Nicholls narra "Um Dia" de um jeito totalmente único embora seja narrado na terceira pessoa ele capita a essência do Dexter e da Emma. O livro começa com eles na cama após se conhecerem em uma festa, eles ficam trocando propostas para o um futuro e imaginam sobre quando eles forem mais velhos.

O que mais gostei na escrita de David Nicholls é  paradoxo de anos, personalidades e datas que ele faz. Mesmo sendo narrado na terceira pessoa há aquele sentimento que as palavras agarram o leitor e fazem ele amar os personagens. É possível sentir a Em e ao Dex narrando mesmo que seja tudo pelos olhos do escritor.

Em meus anos como leitora nunca havia me identificado tanto com uma personagem como me identifiquei com a Emma. Talvez por eu ler muitas fantasias e poucos romances, Emma é exatamente como eu. Ela é eu aos 16 anos. As dúvidas que ela vive são as minhas, as inseguranças, incertezas, os planejamentos. Me vi na Emma durante toda a leitura.

A narração carrega de sentimento e cheia de pontos de vista e intenções arrasam o coração do leitor, talvez esse seja o motivo que tantos gostam do livro. Não é tanto a história e sim como as palavras são colocadas, tão sensíveis e cheias de emoção.

Em & Dex além de um casal são amigos e isso é o que mais me chamou atenção quando iniciei a leitura, não imaginava que eles ficariam próximos antes de definitivamente ficarem juntos. É o sentimento que cresce durante os encontros deles no livro, a viagem a Grécia e eles nadando nus são narrações imperdíveis e que rende muitas risadas.

Uma resenha desse livro não consiste em dizer apenas sobre o que se trata o livro e sim sobre as emoções que os leitores sentem ao lê-lo. Em e Dex se tornam cada no mais próximos e vão se distanciando não nesse sentido de ficarem um sem o outro, e sim na personalidade.

Enquanto Dex vai trabalhar na televisão após uma "férias" de um/dois anos pelo mundo e a Em trabalha em um restaurante horrível mexicano e ela odeia o que faz, o caminho dela até esse lugar é após a mesma tentar ser atriz. No começo eles se correspondem por cartas longas e carregadas de emoção. Dex se torna além de famoso acaba "caindo nos braços da noite" torando-se um fanfarrão e potencialmente drogado. Está sempre bêbado enquanto Em dá a volta por cima das suas próprias expectativas e medos.

Achei o livro um pouco "grande" demais pelo tema nele falado, achei que alguns pensamentos e eventos poderiam ter sido encurtados. Acho que o que pode ser um fato ruim o tamanho do livro é um ponto positivo para os romances. Já que eles são pequenos e rápidos.

Contudo a narração é envolvente como uma serpente, estou cheia de figuras de linguagem hoje, o que mais me identifiquei no livro e acho que todas as pessoas já passaram por isso é o "amar em segredo" Dex ama a Em mas, não fala para ela e ela o ama mas, não fala. Eles sempre amam em segredo e esperam atitudes um do outro que nunca vem.

Durante o livro eles decidem levar a sério o lance de "amigos para sempre", Em e Dex tem namoradas e amantes, mais o Dex que  a Em. Ela é o tipo de inteligente irônica e se dá muito bem sozinha, embora se sinta sozinha em quase todo o livro.

Quase na metade da leitura as coisas tornam-se maçantes novamente, é muito acontecimento sem necessidade. Claro que os tais acontecimentos levam as histórias dos personagens, mas confesso que me senti enjoada de lê-los em alguns momentos. O ponto positivo é que os acontecimentos sempre nos pegam de "calças curtas" Nunca esperamos as coisas que acontecem e só depois de tê-las lido, tudo parece clichê.

Há sempre aquela esperança de a vida dos dois ficarem conjuntas para sempre, é incrível os sentimentos que surgem ao ler esse livro. Emma sempre tem o cuidado de não cair na mediocridade e acaba caindo nela. Os personagens são bem estruturados e cheios de mensagens subliminares.

O final foi realmente de tirar o fôlego, infelizmente eu já havia escutado um spoiler e sabia o final. Mesmo assim não era algo que eu imaginava de forma alguma que esse poderia ser o final, o livro é realista e mostra como diria John Green "O mundo não é uma fábrica de realização de desejos". Dex e Em tocam suas vidas separados mesmo com aquele amor enrustido.

O livro é maravilhoso e eu recomendo ele infinitas vezes.




Deixe um comentário