Título Original: Helena



Páginas: 153


Autor: Machado de Assis


Editora:W.Buck


Tempo de leitura: Três dias


Nota: 5/5





Bom Dia !

Desde a última Bienal do Livro em São Paulo venho colecionando clássicos literários, o primeiro que li foi respectivamente "Helena", contudo não tinha feito uma resenha e por isso li novamente para fazer uma. Já que há tão poucos blogs que fazem resenha de clássicos.

Filha bastarda do conselheiro Vale, a jovem e bela Helena é reconhecida por ele em testamento e passa a viver na mansão da família. Só então conhece Estácio, apresentado a ela como seu irmão. Mas entre eles despertou o amor. E agora?

Confiram a resenha:

Machado de Assis tem uma maneira bem peculiar de escrever, uma maneira ímpar. O que mais me atraí em clássicos é conhecer outras épocas, linguagens rebuscadas e diferentes vidas sociais. Em Helena não poderia ser diferente. 

É um romance, obviamente mas, é incrível porque Helena se apaixona por seu irmão Estácio. Isso acontece após a morte de seu pai, então com a lida do testamente é deixado bem claro o pai deixou uma irmã "bastarda" e que deseja que Estácio e a Tia Úrsula trate Helena bem. 

Ela é descrita como uma beleza exuberante e educação, refinamento e atitudes de uma moça crescida, mesmo que ela tivesse entre 16/17 anos o que no contexto histórico da época era completamente normal nessa idade casar-se entre outras coisas.

Úrsula é contra a vinda da menina, mas Estácio fica um tanto animado. O livro realmente começa a correr quando Helena chega na chácara da família. É diferente como os romances são descritos em clássicos, se fosse em um livro YA por exemplo quando Estácio levasse Helena para conhecer a chácara eles se beijariam e teriam uma noite quente. Em romances clássicos as coisas acontecem de maneira vagarosa é bonita.

Helena está bem a frente do seu tempo, diz as coisas certas e naquela época as coisas que ela dizia só podiam ser ditas por homens, Estácio até diz que ela deveria ter nascido homem. Tirando o final a parte que mais aprecio é quando Helena finge não saber cavalgar e pede a Estácio que a ensine e quando ele o faz descobre que Helena cavalga muito bem mesmo.

É um livro lindo que descreve a alma do leitor, um romance simples e sem grandes excentricidades com um final perfeito, que não vou falar por ser spoiler, os fãs de romance devem ler Machado de Assis e se apaixonar pela Helena. Lendo clássicos percebemos como os livros evoluíram. 


Recomendo a todos o livro!

Deixe um comentário