Está no começo do livro essa frase, há outras depois.


Estava devendo essa resenha do livro que a Autêntica me enviou, foi falta de tempo e preguiça. Admito ;c

Querem saber do que esse livro maravilhoso fala? Continuem lendo .3


Título: Tinta


Autor: Fernando Trías de Bes


Editora: Autêntica

Ano: 2013

Páginas: 132


O livro é muito bom. Não tem como explicar em palavras como ele nos toca após lê-lo. É realmente algo impressionante, ele segue a linha de livros como "O Lado Bom da Vida" entre outros, mas não é que é igual. Apenas segue a mesma linha de pensamento, livros que contam a vida de outras pessoas.

Conta a vida de 4 pessoas diferentes, o livreiro, o autor, o revisor, e ela ( que é a Alice ). Esse é o nome dos capítulos que vem escritos na terceira pessoa o que faz bem sentido já que como conta a vida de outras pessoas ficaria confuso, mas no fundo eu não acho isso. O primeiro capítulo também se chama " Ela" e os outros seguem no que eu disse.

A história se passa em Mogúncia na Alemanha em meados de 1900. Como os capítulos são bem definidos vou fazer uma resenha um tanto diferente, falarei um pouco de capítulo a capítulo.

No capítulo "Ela" nos começamos com Alice Thiel que vai se encontrar com seu amande em um hotel qualquer, o engraçado é que fica narrando o porque ela faz e porque não deixa de fazer. É como se tivesse uma justificativa, e no fundo tem. Ela conta sobre os encontros que deve no encontro com o homem, como foi quando eles se encontraram pela primeira vez e tudo mais.

Só no próximo capítulo " O Livreiro" nós entendemos o que a Alice entra na história e porque ela está lá. Ela é mulher do Johann que é o dono de uma livraria de empréstimos. Ele fala algo que eu gostei bastante para Alice, que as pessoas não vem buscar livros e sim as palavras nele contido que são escritas com Tinta e por isso a livraria se chama Tinta.

Johann pega Alice no flagra com seu amante, ele pensa em matá-lo mas, como toda boa mulher que traí ela pede para ele não fazer isso.  Tudo o que ele quer saber é o que levou Alice a fazer isso, mas eles ficam juntos.

"O Autor" se passa um pouco mais para frente em 1905. Se não estou errada o personagem desse capítulo é intitulado de O Matemático. Ele visita a livraria Tinta. O engraçado é que os personagens vão se mesclando entre si e formando um ninho. Ele não lê livro e sim tem afeição por números ( que maluco ).

O Johann pergunta o que o Matemático foi fazer na sua loja e então ele diz que busca o motivo do seu desatino ( que não vou falar muito, vocês tem que ler o livro ). Descobrimos no próximo capítulo descobrimos que na verdade o Matemático chama Sebastian.

"O Impressor" também tem passagem de tempo, se passa em 1910. Fala um pouco mais do Matemático e de uma carta que ele recebe e tudo mais, algo bem legal uma das minhas partes favoritas do livro. Creio que Patrik é impressor porque ele aparece arduamente no capítulo, que procura a mulher que sumiu.

"O revisor" é um homem que tem problema com identidades, um dos capítulos menos legais ao meu ver " O Editor" não lê nenhum livro a não ser a Bíblia. No último capítulo intitulado também como "Ela" Então Alice é o centro das atenções de novo e tudo mais.

Não vou contar o final que realmente me surpreendeu.  Você vai degustar o livro, nunca tinha lido nada do autor e confesso que leria outras obras. O nome "Tinta" tem tudo a ver com isso, os personagens usam isso como inspiração e a descoberta de suas vidas.

Recomendo de mais esse livro, super agradeço a editora Autêntica por ter me presenteado com esse livro maravilhoso, porque talvez eu nunca comprasse isso por conta própria. Super recomendo foi aprovado por mim ><


                                                                                                                   

Deixe um comentário