Título Original: Me Before You
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca 
Páginas: 424
Gênero: Romance 
Nota: 





Heeeey !

Há tempos tinha vontade de ler esse livro, finalmente o comprei na Saraiva gastando meu último dinheiro e apostando na Jojo Moyes.  Confesso que estou pegando grande afeição por esses romances dramáticos, quase sempre que leio um tiro uma lição deles. Esse mesmo, eu achei muito triste mas, gostei porque a mensagem que a autora passou arrancou meu coração e ainda conseguiu me fazer pensar no sentido da vida.

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Outras Capas:




O livro começa com o acidente de Will Traynor, um homem jovem, bonito, cheio de sonhos e ambições. A partir do choque do início ao saber como o livro vai se dar, a narração surge em primeira pessoa com a vida da Louise Clark. Will se torna cadeirante após aquele acidente que o deixou paraplégico e Lou perde o emprego que aparentemente era o melhor que ela podia conseguir. Quando Lou e Will se chocam eles se enrolam um na vida do outro, Lou quer mostrar para Will que a vida dele pode continuar mesmo após o acidente. Juntos eles vão rever o conceito que levam de vida, ao meu ver Will teve mais a contribuir para vida de Lou do que ela para ele.

Mas devo dizer se está procurando um livro clichê e totalmente feliz: PROCURE OUTRO LIVRO. Como Eu Era Antes de Você, é aquele livro que faz o leitor chorar muito depois de tê-lo acabado, é o tipo de história que não só emociona como também nos faz ver a vida com olhos mais sensíveis e até mesmo a ter mais empatia pela situação que envolve outra pessoa. Lou é a típica pessoa atípica, ela se conforma com a vida que tem e não liga se sua vida nunca sair daquele marasmo, ela mora com a irmã (que é mãe solteira) com o avô e os pais. Will (antes do acidente) era um advogado importante, que viajava a todo instante, tinha uma linda namorada, ele amava aquela vida com cada pedaço de quem era. Quando eles se chocam mundos diferentes colidem.

Quando o emprego no café que Lou tinha fecha as portas ela se vê obrigada aceitar o último emprego da agência, ser cuidadora de alguém com pouca mobilidade. De início ela e Will tem uma relação complicada já que ele afasta todo mundo dele. Mas Lou sabe que ela tem que trabalhar só seis meses e como ela precisa muito do dinheiro resiste as ironias e investidas rudes de Will. Primeiramente ela pensa que vai cuidar do marido da Sra. Traynor, porém não é bem assim.



"Alguns erros… apenas têm consequências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é"




Will me lembrou muito de eu mesma, o jeito que afastamos as pessoas, o modo como viver dentro de nossa própria cabeça parece mais atrativo, a ironia desenfreada, a vontade de querer conhecer mais do mundo e não saber como. Muita gente se vê na Lou, embora eu tenha muito dela em mim, me vejo no Will. As personagens são fáceis de se apegar, Lou e Will me deixaram em uma ressaca literária horrível, eu amei cada página que passei com os dois. Até mesmo com o Nathan, o enfermeiro de Will, me conquistou.

Lou acaba descobrindo o motivo pelo qual seu trabalho é apenas de seis meses  e se vê em um grande dilema. Will quer cometer eutanásia (morte assistida) e ela quer mudar isso, Lou é a única que pode mudar isso. Eles vão construindo uma relação de amor, Lou se vê sendo amada de verdade enquanto Will vê a chance de ser feliz novamente, mesmo que seja notório o quanto ele odeia a vida que leva, odeia estar dependente, odeia não poder fazer aquilo que ele queria fazer.


"Eu dispunha de cento e dezessete dias para convencer Will Traynor de que ele tinha motivos para viver."

O livro nos mostra muito a questão de escolha, por isso ele se torna tão comovente, mostra que respeitar a escolha de quem amamos também é uma forma de dizer Eu te amo. Will odiava tanto sua vida que já havia tentado cometer suicídio antes e foi justamente por isso que a Lou foi contratada para que ele não ficasse muito tempo sozinho. Lou quer transformar a vida dele, quer mostrar para Will que ele ainda tem muito para viver e que ela pode ser o motivo de ele sorrir sempre, porque quase sem perceber Will se tornou o motivo de Lou perder alguns dos seus medos.

A história é uma caixinha de surpresas, me emocionou do começo ao final, queria poder ler um livro na perspectiva do Will. Tudo na história me emocionou, queria poder esquecer e reler de novo. Como Eu Era Antes de Você despertou o melhor de mim e fico grata por ter lido. É impossível não ter se apaixonado pelo Will ou pela Lou. O livro é incrível, foge do clichê, apaixonante e esplendido. 

“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”

Leiam e se apaixonem <3







 

Deixe um comentário