Título Original: Veronika Decide Morrer



Páginas: 200



Autor: Paulo Coelho



Editora: Editora Sextante 



Tempo de Leitura:  Três Dias



Nota:




Hoooy !

Eu tinha muita vontade de ler algo do Paulo Coelho, um dia desses assisti a adaptação de "Veronika Decide Morrer" e então adorei, logo fui atrás do livro mas, só depois de tanto tempo eu o comprei. Não me arrependi, pretendo fazer uma pequena coleção do Paulo Coelho, adorei o livro.


Aos 24 anos, a eslovena Veronika parece ter tudo: juventude e beleza, pretendentes, uma família amorosa e um emprego gratificante. Mas num dia frio de novembro, ela toma um punhado de remédios para dormir com a intenção de nunca mais acordar.

Só que ela acorda – e no Sanatório de Villete, o lugar de onde ninguém jamais havia fugido. Logo fica sabendo que só teria alguns dias de vida, e isso lhe desperta emoções até então desconhecidas.

Inspirado em experiências próprias, Paulo Coelho escreveu Veronika decide morrer para questionar o significado da loucura e celebrar os indivíduos que não se encaixam nos padrões do que a sociedade considera “normal”.

Ousado e esclarecedor, este romance de redenção faz um retrato tocante daqueles que estão na fronteira entre vida e morte, sanidade e loucura, felicidade e desespero, transmitindo a mensagem poética de que cada dia é um verdadeiro milagre.

Temos outras capas ainda em português. Para mim a capa da Sextante continua sendo a mais linda.





Abaixo são os posters do filme




Veronika tem pouco mais de 24 anos, tem uma rotina normal como a nossa, escola, trabalho, casa, e no outro dia é a mesma coisa e isso se torna insuportável para ela. O livro tem um ritmo delicioso,  ele é bem "autobiográfico" porque Paulo Coelho entra algumas vezes na história, até cita que ele foi internado em hospitais psiquiátricos.  

“Se Deus existe, o que eu sinceramente não acredito, entenderá que há um limite para compreensão humana. Foi Ele quem criou esta confusão, onde há miséria, injustiça, ganância, solidão. Sua intenção deve ter sido ótima, mas os resultados são nulos; Se Deus existe, Ele será generoso com as criaturas que desejam ir embora mais cedo desta Terra, e pode até mesmo pedir desculpas por nos ter obrigado a passar por aqui.”
"Veronika Decide Morrer" é o tipo de livro que você fica pensando no final sobre a vida, sobre a morte e sobre as diversas religiões que há no mundo. É aquele livro que você termina e pensa "Caramba, isso faz mesmo sentido" é fácil se identificar com a Veronika, claro não somos suicidas mas, temos as mesma neuras que ela.

Eles trazem a tona muitos temas que atingem aos humanos com mais frequência do que imaginamos.  O livro se passa na Iugoslávia, Villete é o lugar onde Veronika é levada após tentar comer o suicídio por ingestão de remédios fortes.

No seu primeiro dia no Villete, Veronika conhece Zedka uma das internas. E a primeira pergunta que ela faz é perguntar " O que é um louco?" Veronika não se acha louca ou desequilibrada,  e faz essa pergunta porque ela está naquele lugar se não é louca. 

“A loucura é a incapacidade de comunicar suas idéias. como se você estivesse num país estrangeiro - vendo tudo, entendendo o que se passa a sua volta, mas incapaz de se explicar e de ser ajudada, porque não entende a língua que falam ali.”

Zedka dá uma das melhores definições para a loucura que eu já vi. É uma das minhas partes favoritas do livro. Ela coloca a loucura como um estado completamente normal, um estado em que pessoas especiais e diferentes se colocam. Pessoas que veem o mundo de um modo diferente, veem o mundo como ele tem que ser visto.

“Se algum dia pudesse sair daqui, iria permitir-me ser louca, porque todo mundo é — e piores são aqueles que não sabem que são, porque ficam repetindo apenas o que os outros mandam.”
Veronika ao acordar, depois de ficar entre a vida e a morte na UTI por vários dias, descobre que está com um problema grave no coração e que só tem mais cinco-seis dias de vida. De início ela se vê "radiante" porque finalmente ela vai poder morrer em paz. O mais legal é que estou lendo " A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar" o livro sobre  a Esther que inspirou John Green a escrever "A Culpa é das Estrelas". Os dois livros são um paradoxo. Enquanto Esther quer viver, Veronika quer se matar.

Ela fica agoniada por ter que esperar tanto tempo para morrer, decide procurar "ajuda" para que isso aconteça mais rápido. No meio do processo Veronika percebe que no fundo a vida dela era pior do que o imaginado. Ela se vê querendo viver mesmo com pouco tempo de vida. Percebe que devia ter se arriscado mais, vivido mais e ser somente a Veronika e não alguém que as pessoas queriam que fosse.

“Dizia que não era nem feliz nem infeliz, por isso não aguentava mais”

Ela é uma mulher muito talentosa e se descreve incrivelmente bonita. Ela vai apenas se questionando mais já que agora quer viver depois de ficar com os loucos ela aprende o que é viver. Até que ela conhece um esquizofrênico, chamado Eduard. Ele é filho de um famoso embaixador mas, tem um grau muito elevado de esquizofrenia.

Eles tem uma relação de loucos, Veronika se vê tentada amá-lo, ele é um homem que não fala com ninguém mais que a ama e isso a deixa orgulhosa e prazerosa novamente. Ele adora escutar ela tocando piano, ela é muito talentosa, Eduard e Veronika tem uma ótima relação. Bem maluco mas, legal. É o tipo de amor que faz nós refletirmos.


“- Como se sente?
- Como se pudesse viver para sempre!”

Dr. Igor, o "dono do Villete" tem um plano par Veronika e mesmo ele próprio sendo maluco nós vemos que ele sabia exatamente o que fazer em relação a  ela. O final é superientende, não me lembro muito do filme  mas, acho que não há tantas diferenças preciso ver de novo.

Adorei esse livro, adorei a forma inspiradora como Paulo Coelho escreve, não vejo a hora de comprar "Brida" é começar a ler.




2 Comentários

  1. Confesso que nunca me senti atraída pelos livros do Paulo Coelho, com exceção a esse. Mesmo não curtindo tramas dramáticas demais ou depressivas demais, já ouvi muita gente falando bem do livro e aí não há curiosidade que aguente! Consegui ele pra baixar (http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Veronika-Decide-Morrer para quem quiser também), mas não encontro mais livros dele neste site, alguma sugestão de onde baixar mais livros dele? Agora sim fiquei viciada! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tive uma paixãozinha por ele KKK , sim esse livro é realmente muito bom. Infelizmente eu não sei, não baixei mais livros dele mas, preciso.
      Leia é muito bom

      Miih

      Excluir